Receita de Pão de espelta integral

Receita de Pão de espelta integral

Ainda que a espelta seja um cereal milenar, com o tempo foi desaparecendo da nossa alimentação. No entanto, a farinha de espelta é uma das farinhas mais saudáveis que existem porque, ao contrário das farinhas refinadas (como a de trigo), a farinha de espelta preserva grande parte dos seus nutrientes. Por essa razão é uma farinha fácil de digerir, mais rica em proteína e, por isso, mais saciante.

Se você está procurando receitas com farinha de espelta ou receitas de pão diferentes, confira esta receita de pão de espelta integral que certamente o vai surpreender! Esta é uma receita de pão fácil, válida até para iniciantes na cozinha, e muito saborosa! Confira abaixo todos os detalhes do preparo.

4 convidados 3h Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de espelta integral:
1

Para preparar este pão de farinha de espelta comece por dissolver o tablete de fermento na água morna.

Dica: Lembre que a água deverá estar morna, não quente. Isso é importante para ativar as bactérias presentes no fermento.

2

Numa tigela coloque a farinha de espelta e o sal e misture. Coloque ao centro a água com o fermento dissolvido e amasse e sove com as mãos por 10 minutos ou com a batedeira por 5 minutos (usando o acessório de gancho). No final modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe repousar por 30 minutos.

Dica: Se a massa ficar muito mole após o tempo de sova, coloque um pouco mais de farinha e volte a amassar até incorporar completamente.

3

Após esse tempo polvilhe farinha numa bancada de trabalho e coloque aí a massa. Polvilhe farinha nas suas mãos e também na massa e sove ela um pouco, somente para retirar o ar. Modele de novo em forma de bola, coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e volte a cobrir com um pano. Reserve dentro do forno desligado por 2 horas.

Dica: Para que a massa cresça mais depressa preaqueça o forno por 1-2 minutos, somente para que fique morno no interior. Depois desligue e coloque a massa no interior.

4

O passo seguinte deste pão caseiro de espelta é voltar a sovar a massa um pouco, novamente numa superfície enfarinhada, para eliminar o ar.

Modele no formato pretendido, polvilhe um pouco de farinha na massa e, com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz, como na foto. Devolva ao tabuleiro, cubra com um pano e deixe por 15 minutos.

Dica: Durante este tempo pré-aqueça o forno na temperatura máxima (250ºC).

5

Depois dos 15 minutos baixe a temperatura do forno para 200ºC e coloque o pão assando, com calor em cima e em baixo, por 30 a 40 minutos. Quando estiver douradinho e craquelado, retire e deixe esfriar em uma grade de resfriamento.

Dica: Coloque no interior do forno um recipiente com água quente, para que liberte vapor à medida que o pão assa. Isso ajuda a conseguir uma crosta crocante! Lembre que esse recipiente deve ser válido para ir no forno.

6

Está pronto seu maravilhoso pão de espelta caseiro! Sirva em seguida ou corte em fatias, espere esfriar completamente e congele embalado em plástico filme. Experimente e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com espelta? Veja estas sugestões:

  • Pão de espelta e mel
  • Bolo de espelta e laranja
  • Bolo com farinha de espelta simples

Se você gostou da receita de Pão de espelta integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.

Propriedades da farinha de espelta - farinha de espelta tem glúten?

A espelta é um cereal mais fácil de digerir que o trigo, é uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas. Podemos afirmar que a o grão de espelta é mais nutritivo que o grão de trigo (contém cerca de 321,5 kcal por cada 100 g), porém também contém glúten. Por isso, se você sofrer de intolerância ao glúten, prefira preparar estas receitas de pão sem glúten:

  • Pão caseiro sem glúten e sem lactose
  • Pão com farinha de arroz (sem glúten)
  • Pão de batata sem glúten

Se você não apresentar intolerância ao glúten, poderá inclusivamente preparar pão de espelta e aveia e pão de espelta e centeio, basta substituir uma parte da farinha de espelta (cerca de 1/4 da quantidade indicada acima) pela farinha escolhida. Não se esqueça que, fazendo esta substituição, poderá ser necessário adaptar a quantidade de água, já que as farinha apresentam diferenças na absorção dos líquidos.