Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten

Receita de Pão de farinha de arroz sem glúten

Se você chegou nesta receita de pão sem glúten, provavelmente já ouviu falar na Doença Celíaca (intolerância ao glúten), uma doença que provoca uma inflamação intestinal após o consumo de alimentos que possuem glúten, como a farinha de trigo. Por esta ser uma doença crônica, a pessoa celíaca deve evitar ao máximo alimentos com glúten, optando por farinhas menos refinadas e consideradas mais saudáveis.

Muitas dessas pessoas sentem falta de consumir pão, porém é possível fazer pão sem glúten em casa e de um jeito muito simples! Quer saber como? Confira esta receita de pão de farinha de arroz sem glúten que compartilhamos no TudoReceitas!

Esta é uma receita de pão de farinha de arroz com fermento biológico seco bem simples de preparar e que vai ajudar você a controlar o desejo por pão. No entanto lembre que esse é um pão sem glúten, por isso não vai ficar fofinho e crescido como os pães tradicionalmente preparados com trigo. Ainda assim fica uma delícia, por isso siga o passo a passo em fotos e faça!

5 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de farinha de arroz sem glúten:
1

O primeiro passo para fazer este pão de farinha de arroz sem glúten é reunir todos os ingredientes de que necessita para a sua preparação. Usamos açúcar porque ele ajuda a ativar o fermento biológico seco, também chamado de fermento instantâneo para pão.

Dica: Poderá melhorar o sabor deste pão acrescentando na farinha alguns ingredientes ou temperos simples: oréganos, sementes, nozes picadas, cúrcuma, canela, etc.

2

Comece por colocar os ingredientes secos numa tigela grande: a farinha de arroz, o fermento, o sal e o açúcar. Misture até que todos estejam integrados.

Dica: Antes de preparar esta receita, confirme que está usando um fermento biológico sem glúten.

3

Num recipiente à parte misture a água morna com o azeite. Adicione esses líquidos nos ingredientes secos e misture bem até obter uma massa semelhante a massa de bolo, mas mais espessa.

Dica: Se a massa ficar muito densa após misturar bem, adicione um pouco mais de água.

4

Coloque a massa de pão de arroz numa forma de pão, previamente untada com manteiga, e deixe repousar até dobrar de tamanho.

Dica: Melhor reservar a massa num local morno, para promover seu crescimento. Para isso, ligue seu forno até esquentar ligeiramente o interior e desligue. Reserve esta massa dentro do forno desligado por 1-2 horas.

5

Após a massa deste pão feito com farinha de arroz crescer, ligue o forno nos 200ºC (forno alto). Quando chegar nessa temperatura, coloque a massa para assar por 20-30 minutos ou até ficar bem douradinha.

Dica: Se você tiver reservado a massa dentro do forno para crescer, retire-a do forno antes de subir a temperatura para os 200ºC. Isso porque a massa deve ser colocada para assar somente quando o forno já estiver bem quente.

6

Ao terminar o tempo, retire o pão do forno e deixe esfriar completamente (assim evitará que ela quebre na hora de desenformar ou cortar). Saboreie seu pão de farinha de arroz sem glúten feito em casa simples assim ou acompanhado de, por exemplo, manteiga de alho. Bom apetite!

Quer descobrir mais receitas de pão sem glúten? Confira também:

  • Pão de batata sem glúten
  • Pão sem glúten simples
  • Pão caseiro sem glúten e sem lactose

Dica: Curtiu essa receita? Avalie, comente e suba a foto do seu pão pronto.

Se você gostou da receita de Pão de farinha de arroz sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.