Receita de Pão de forma com aveia e soro de leite

Receita de Pão de forma com aveia e soro de leite

Ao fazer coalhada ou iogurte caseiro é natural que se forme um líquido, chamado soro de leite. Esse líquido é extremamente rico em nutrientes, pelo que deve ser utilizado no preparo de outras receitas. Um exemplo é o pão de forma com aveia e soro de leite que apresentamos no TudoReceitas.com. Confira abaixo o passo a passo e não deixe de experimentar!

6 convidados 45m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de forma com aveia e soro de leite:
1

Para preparar este pão de forma caseiro comece por reunir os ingredientes. O soro de leite é obtido a partir da coalhada ou iogurte caseiro.

2

Adicione à farinha os flocos de aveia, o sal, a manteiga e o bicarbonato. Misture com as mãos até obter uma farofa.

3

O passo seguinte desta receita de pão de forma com aveia e soro de leite é desfazer o fermento num pouco de água quente, adicioná-lo à farinha anterior e misturar.

4

Misture o mel com o soro de leite e adicione à farinha, ao centro e aos poucos, enquanto mistura com a mão.

5

Misture e amasse muito bem até que a massa de pão de forma com aveia e soro de leite fique lisa e compacta. Poderá ser necessário amassar numa superfície lisa e limpa e adicionar mais farinha.

6

Forme uma bola, cubra com um pano toalha e deixe a massa dobrar de tamanho, como na fotografia.

7

Quando a massa do pão de forma com aveia e soro de leite estiver crescida, abra-a e enrole-a como um rocambole. Coloque numa forma de bolo inglês untado com manteiga e polvilhado com fubá. Unte também o topo da massa com manteiga e espalhe fubá nela.

8

Leve o pão de forma com aveia e soro de leite a assar no forno preaquecido a 180ºC até ficar dourado (cerca de 1 hora). Sirva ao café da manhã, lanche, ou como acompanhamento de uma refeição principal. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão de forma com aveia e soro de leite, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão de forma.