Receita de Pão de fubá com fermento biológico seco

Receita de Pão de fubá com fermento biológico seco

O pão de milho é um clássico um pouco em todo o mundo, sobretudo nos países da América Latina. Nesta ocasião preparei um pão de milho ligeiramente diferente, com fubá mimoso e mix sem glúten para pão. O resultado foi um pão sem glúten fofinho e muito saboroso que trago para vocês aqui no TudoReceitas!

Esta receita de pão de fubá com fermento biológico seco é perfeita para quem não pode com trigo ou simplesmente para quem gosta de explorar receitas de pão diferentes. O preparo é bem simples, semelhante às receitas de pão tradicional. Confira abaixo o passo a passo em fotos e experimente!

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de fubá com fermento biológico seco:
1

Misture os ingredientes secos numa tigela: o mix sem glúten para pão, o fubá e o fermento seco.

Dica: Se você quiser pode substituir o fermento seco por fermento fresco. Nesse caso use 15 g (meio tablete de fermento) dissolvido em uma parte da água morna e adicione essa mistura no passo seguinte.

2

Adicione o azeite de oliva, o mel, o sal e a água morna e amasse durante 10 minutos a mão ou por 5 minutos na batedeira.

Dica: Nesta fase, depois de misturar tudo a massa ficará um pouco grudenta. O importante é incorporar bem os ingredientes.

3

Cubra a massa com um pano e deixe repousar por 2 horas em um local ameno e sem correntes de ar. Durante esse tempo a massa deste pão sem glúten vai crescer e ficar mais firme.

4

Após esse tempo polvilhe um pouco do mix de farinha ou de fubá numa bancada de trabalho. Coloque aí a massa e sove um pouco, para que fique macia, em seguida modele em forma de bola. Transfira para um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, faça um corte em forma de cruz (como na foto), cubra com um pano e deixe repousar por 30 minutos.

Dica: Se você preferir pode colocar a massa numa forma de bolo ou de pão.

5

Pré-aqueça o forno nos 200ºC e coloque no interior um refratário com água, para que se crie vapor de água. Quando o forno estiver quente coloque o pão assando com calor em cima e em baixo por 30 minutos ou até dourar. Depois retire e deixe esfriar sobre uma grade de resfriamento.

6

Quando este pão de fubá sem glúten estiver esfriado, pode cortar e servir! Consuma no dia em que preparou, pois ficará um pouco duro no dia seguinte - veja como amolecer pão duro. Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas de pão sem glúten:

  • Pão com farinha de arroz (sem glúten)
  • Pão caseiro sem glúten e sem lactose
  • Pão de milho caseiro (sem glúten)

Se você gostou da receita de Pão de fubá com fermento biológico seco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.