Receita de Pão de jerimum (pão de abóbora)

Receita de Pão de jerimum (pão de abóbora)

Com uma massa fofinha e levemente adocicada, esse pão de jerimum (pão de abóbora) já entrou para a nossa lista de receitas favoritas de pão caseiro!

A receita é simples e a nossa única dica é se planejar, já que esse pão precisa de descanso e de sova (mas juro que você nem vai cansar porque a massa é super fácil de trabalhar). Bom, nem preciso dizer que tudo vale a pena no final, né? O resultado é um pão doce fofinho perfeito para o lanche da tarde!

Aprenda a fazer esta receita de pão de jerimum (pão de abóbora fofinho) aqui no TudoReceitas com nosso passo a passo em fotos.

12 convidados 3h Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de jerimum (pão de abóbora):
1

Separe os ingredientes do seu pão de jerimum, também conhecido como pão de abóbora. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente.

Dica: prefira cozinhar a abóbora no vapor ou no forno em vez de numa panela com água, para evitar que ela fique muito úmida.

2

Aqui nós usamos a abóbora japonesa, mas você pode optar por outro tipo de abóbora. A quantidade de farinha de trigo indicada nos ingredientes pode variar. Durante o preparo você pode acabar precisando de mais ou menos farinha, então a nossa dica é adicionar aos poucos. Em cada etapa mostraremos o ponto ideal da massa.

3

Misture em uma tigela o ovo, a água, o açúcar, a abóbora, o fermento e a manteiga em uma tigela grande.

4

Em seguida acrescente uma parte da farinha e adicione o sal por cima da farinha. Comece a misturar com uma colher ou espátula.

5

Continue adicionando a farinha aos poucos até chegar nesse ponto. A próxima etapa é a sova.

6

Enfarinhe uma bancada e comece a sovar a massa até ela ficar lisa e levemente pegajosa.

7

Coloque a massa de volta na tigela, cubra com um pano e deixe descansar por 1h30.

8

Passado o tempo de descanso, modele a massa no formato que preferir. Aqui essa massa rendeu 12 pãezinhos com mais ou menos 50 gramas cada um.

9

Unte a assadeira, disponha os pãezinhos e deixe a massa descansar mais uma vez enquanto pré-aquece o forno a 180 graus.

Dica: nessa etapa, deixe a massa descansar durante o tempo que o seu forno leva para pré-aquecer até atingir os 180 graus.

10

Agora é só levar seu pão de abóbora caseiro para assar por 40 minutos ou até dourar, como na foto!

11

E olhem como essa massa fica fofinha! É aquele tipo de pãozinho adocicado perfeito para o café da tarde! Prepare esse pão de jerimum hoje mesmo e nos conte nos comentários o que achou dessa receita. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão de abóbora? Veja também como fazer:

  • Pão de abóbora integral
  • Pão de abóbora com coco

Se você gostou da receita de Pão de jerimum (pão de abóbora), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce.