Receita de Pão de milho caseiro (sem glúten)

Receita de Pão de milho caseiro (sem glúten)
Imagem: thegreatbalancingact.wordpress.com

No TudoReceitas.com apresentamos-lhe esta receita de pão sem farinha de trigo, pensada para pessoas que sofrem de intolerância ao glúten. No lugar dessa farinha, usaremos farinha de arroz, farinha de milho e polvilho, que são ingredientes sem glúten nos quais pode confiar. Confira abaixo o passo a passo deste pão de milho caseiro e experimente!

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de milho caseiro (sem glúten):
1

O primeiro passo desta receita de pão de milho sem glúten é misturar em uma tigela as farinhas e o sal. Noutra tigela esmague os cubinhos de fermento com um garfo e acrescente o açúcar, os ovos e o azeite, e misture.

Dica: Pode substituir a quantidade de fermento biológico indicada por 2 ½ c.chá fermento químico/em pó.

Imagem: instructables.com
2

Acrescente à tigela do fermento o queijo e o milho, misture e adicione as farinhas. Mexa somente até ficar homogêneo.

Dica: Pode substituir o milho cozido por purê de batata ou purê de abóbora firmes e pouco úmidos (cozinhe ao vapor).

Imagem: thecrepesofwrath.com
3

Transfira o preparado de pão sem glúten para uma forma de bolo inglês untada e alise. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até a massa alcançar a boda da forma.

Dica: Se usou fermento químico/em pó, não precisa deixar a massa descansar: leve diretamente ao forno assim que colocar na forma e asse a 150ºC por 1 hora, como se fosse um bolo.

Imagem: virgieandhats.com
4

Após o passo anterior, leve o pão ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos, ou até crescer e dourar. Depois cubra com papel alumínio, baixe a temperatura para o mínimo e deixe cozinhar mais 30 minutos, para assar bem. Por último, de forma a eliminar o excesso de umidade, retire o papel e asse por mais 15 minutos.

Dica: O tempo de assadura pode variar de acordo com o forno, por isso fique atento!

Imagem: jetcitygastrophysics.com
5

Finalmente retire seu pão de milho caseiro sem glúten do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar e cortar (ou irá esfarelar).

Experimente também preparar pão caseiro sem glúten e sem lactose, pão de batata sem glúten e pão com farinha de amêndoas. Bom apetite!

Dica: Este pão fica ainda melhor depois de aquecido em uma chapa quente ou torradeira. Experimente!

Imagem: thegreatbalancingact.wordpress.com

Se você gostou da receita de Pão de milho caseiro (sem glúten), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.