Receita de Pão de trigo sarraceno

Receita de Pão de trigo sarraceno

São cada vez mais as pessoas que procuram por receitas sem glúten ou receitas sem trigo comum, seja porque sofrem de doença celíaca (intolerância alimentar ao glúten) ou porque querem incluir farinhas mais nutritivas na sua alimentação. Pensando nisso, aqui no TudoReceitas compartilho com você esta receita de pão de trigo sarraceno que, além de ser sem glúten, é também sem leite e sem ovo!

Para o preparo deste pão sem glúten usamos farinha de trigo sarraceno, farinha de arroz e também farinha de grão de bico. Esse mix de farinhas sem glúten resulta num pão muito saboroso e macio, além de muito nutritivo! Confira abaixo o passo a passo em fotos desta receita de pão caseiro, prepare facilmente e surpreenda-se com o resultado final!

4 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão de trigo sarraceno:
1

Coloque numa tigela as 3 farinhas sem glúten indicadas nesta receita: a farinha de trigo sarraceno, a farinha de arroz e a farinha de grão. Junte também o fermento químico e o sal e misture.

  • DICA: veja como fazer farinha de grão de bico e farinha de arroz caseiras!
2

Num recipiente à parte dissolva o fermento e o açúcar em 1 xícara de água morna.

3

Reserve essa misturinha por 5 minutos ou até observar que se formou uma espuminha, como na imagem. Isso significa que o fermento está pronto a usar!

4

Após o passo anterior, coloque essa mistura de fermento, água e açúcar no recipiente das farinhas e misture com uma colher. À medida que a mistura fica mais espessa, adicione a restante água morna (1 xícara) e comece misturando com as mãos.

5

Amasse muito bem até obter uma massa suave e que desgruda da tigela, como na foto. Modele em forma de bola, cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos em um local ameno.

6

Depois do tempo indicado volte a amassar a massa, para retirar o ar que se formou no interior e melhorar sua consistência. Depois divida em duas partes iguais, coloque na forma em que irá assar ela, cubra com um pano e deixe crescer por mais 1 hora.

7

Por fim, pré-aqueça o forno nos 200ºC. Quando atingir essa temperatura, coloque o pão de farinha de trigo sarraceno assando por 15-20 minutos ou até craquelar e ficar dourado, como na foto. Retire e deixe esfriar em uma grade de resfriamento.

8

Está prontinho seu pão sem glúten, sem lactose e sem ovo! Prove e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de pão sem glúten que funcionam? Veja estas sugestões:

  • Pão com farinha de arroz (sem glúten)
  • Pão de batata sem glúten
  • Pão com farinha de grão de bico

Se você gostou da receita de Pão de trigo sarraceno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.

O que é farinha trigo sarraceno?

O trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), originário da Ásia Central, também é chamado de trigo-mourisco, é uma excelente alternativa ao trigo comum! Algumas pessoas nos perguntam se o trigo sarraceno tem glúten e a resposta é não, porque esse trigo, na verdade, é uma semente e não um cereal.

Trigo sarraceno - benefícios

Tal como a quinoa e o amaranto, apresenta proteínas de alta qualidade, aminoácidos essenciais e baixo índice glicêmico. Além disso, é rico em fibra, ajuda a reduzir o colesterol ruim, apresenta propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, assim como um elevado teor de vitaminas e minerais.