Receita de Pão doce recheado de chocolate

Receita de Pão doce recheado de chocolate

Esta receita de pão doce é para fazer salivar todos os amantes de chocolate! Além da massa ser de chocolate, este pão doce tem recheio de gotas de chocolate também. Como resistir? Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer pão doce recheado de chocolate passo a passo em fotos, para você não errar nenhum passo. Este é um brioche de chocolate preparado ao estilo francês, em forma de trança de pão. A massa fica bem fofinha mesmo no dia seguinte, perfeita para comer no café da manhã ou no lanche! Confira abaixo todos os detalhes.

6 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Pão doce recheado de chocolate:
1

Em primeiro lugar coloque na tigela da batedeira a farinha, o cacau, o sal, o açúcar mascavo e o baunilhado. Misture.

Dica: Aconselhamos preparar esta receita de pão doce na batedeira com o acessório de pão em forma de gancho. Se você não tiver batedeira pode preparar numa tigela comum usando uma colher de pau e as mãos.

2

Em seguida dissolva o fermento no leite morno.

3

Adicione o leite com fermento e o ovo batido aos ingredientes na tigela e comece misturando bem. Nesta fase a massa será muito pegajosa, se quiser pode adicionar uma 1 colher de farinha mas não mais que isso, para garantir uma massa de pão doce fofinho.

4

Pouco a pouco, enquanto bate, adicione a manteiga picada em cubinhos. Fique batendo a massa na batedeira até ela começar desgrudando nas laterais. Este é um processo lento que requer paciência, porém é essencial para que a fique com a consistência certa.

5

Quando a manteiga estiver bem incorporada na massa e a massa desgrudar das laterais da tigela, cubra com um pano e deixe repousar em um local ameno por 1 hora e 30 minutos. Após esse tempo a massa deste brioche de chocolate terá dobrado de volume.

Dica: Para conseguir que a massa cresça mais rapidamente ligue o forno a 50ºC e desligue quando ele atingir essa temperatura. Coloque a massa no interior e deixe ficar com o forno desligado e tampa fechada.

6

Polvilhe com farinha uma superfície de trabalho, coloque a massa nela e separe em 3 partes iguais. Modele os pedaços de massa em tiras longas e com o mesmo comprimento e espalme ligeiramente usando a palma da mão. Afunde as gotas de chocolate ao longo da massa, como na fotografia.

7

Comece modelando este pão doce caseiro fazendo uma trança com os 3 pedaços de massa. Dobre as extremidades para dentro, para evitar que o pão abra quando estiver assando.

Unte com manteiga ou coloque uma folha de papel manteiga em um tabuleiro de forno e coloque a massa de pão nele. Cubra novamente com um pano e deixe repousar por 1 hora.

Dica: A massa do pão é bem molenga, por isso faça a trança com cuidado, evitando quebrar a massa.

8

Depois do tempo indicado ligue o forno a 180ºC. Pincele a trança de chocolate com um pouco de leite e, se quiser, polvilhe o açúcar perolado sobre ela. Asse no forno durante 20 minutos, com calor em cima e em baixo, ou até dourar. Depois retire e deixe esfriar sobe uma grelha.

9

Sirva este brioche com gotas de chocolate em seguida e embrulhe em filme plástico o que sobrar, assim você garante que ele se mantém fofinho. Delicie-se e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pão doce? Confira estas sugestões:

  • Pão doce caseiro;
  • Pão doce com frutas cristalizadas;
  • Pão de leite fofinho.

Se você gostou da receita de Pão doce recheado de chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.