Receita de Pão francês caseiro

Receita de Pão francês caseiro

O pão francês é o preferido de muitos brasileiros, por ser bem fofo e leve. Se você também gosta desse pão, não perca esta receita de pão francês caseiro!

Continue aqui no TudoReceitas porque vamos mostrar para você como fazer pão francês caseiro passo a passo em fotos. O preparo exige alguma paciência, porém é bem simples e o resultado é simplesmente maravilhoso - afinal, tem alguma coisa mais gostosa que pãozinho acabado de fazer, perfumando nossa casa?

Veja abaixo a lista de ingredientes do pão francês de padaria e prepare em sua casa seguindo nosso modo de preparo fácil. Apostamos que, depois de experimentar, você vai querer repetir essa receita de pão cacetinho!

4 convidados 3h Café da manhã Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Pão francês caseiro:
1

Para fazer pão francês em casa comece por dissolver o fermento e o açúcar na água.

Dica: Se preferir usar fermento biológico fresco você irá precisar de 3 tabletes (30g).

2

Numa tigela grande coloque a farinha, a manteiga e o sal e misture. Abra um buraquinho ao centro, coloque aí a água e misture do centro para fora, amassando e sovando bem a massa até ficar lisinha e desgrudando.

Dica: Se, após 5 minutos sovando, a massa continuar grudenta, adicione mais farinha. Se, pelo contrário, a massa estiver muito seca, coloque um pouco mais de água.

3

Modele a massa em forma de bola, cubra com um pano e deixe descansar por 1-2 horas.

Dica: Se colocar a massa ao sol ou num local quente ela crescerá mais rapidamente.

4

Após o tempo indicado pegue na massa e volte a sovar, para retirar o ar da fermentação. Separe em pedaços, abra com um rolo e enrole em forma de cilindro. Com uma faca faça um corte superficial, como na foto.

Dica: Na indústria da panificação cada pedacinho de massa contém cerca de 60g. Você pode usar esse peso como medida para preparar seu pão caseiro.

Imagem: paesdeliciosos.blogspot.pt
5

Coloque os pães em um tabuleiro de forno untado e deixe crescer por mais 1 hora, assim seu pão ficará bem fofinho! Finalmente ligue o forno a 200ºC. Quando estiver quente, pincele os pães com um pouco de água e coloque assando por 20-30 minutos, ou até dourarem.

Dica: Deixe um espacinho entre cada pão, para que eles possam crescer sem grudarem uns nos outros. Após os primeiros 15 minutos de assadura borrife ou pincele os pães com água, para garantir que a crosta fica bem crocante.

6

Retire seu pão cacetinho do forno e deixe esfriar um pouco, depois é só se deliciar. Diga nos comentários o que achou e bom apetite!

Agora que você sabe como fazer pãozinho francês, confira também estas receitas de pão caseiro:

  • Pão de espelta e mel
  • Pão caseiro com fermento natural
  • Pão caseiro integral simples

Se você gostou da receita de Pão francês caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.