Receita de Pão francês sem glúten

Receita de Pão francês sem glúten

Um café fresquinho, pão francês acabado de assar e uma manteiguinha derretendo: tem como começar o dia de um jeito mais gostoso? Tem sim, se o pão francês for sem glúten!

Estou compartilhando aqui no TudoReceitas esta receita de pão francês sem glúten maravilhosa para fazer em casa de um jeito fácil. Nela o trigo é substituído por um mix de farinhas sem glúten e amidos que dão muito certo: farinha de sorgo ou painço, fécula de batata, farinha de arroz integral, polvilho doce e polvilho azedo ou farinha de tapioca. Na hora de assar, o pulo do gato é colocar umas pedrinhas no chão de forno, elas ajudam no vapor que é imprescindível para conseguir uma casquinha deliciosa!

Confira abaixo como fazer pão francês sem glúten e experimente logo!

4 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pão francês sem glúten:
1

Comece por dissolver o fermento e o açúcar na água quente. Deixe em lugar morno por 10 minutos ou até espumar, como na foto (isso significa que o fermento está bom para usar).

Dica: A água não pode estar fervendo, caso contrário o fermento perderá seu efeito.

2

Na tigela da batedeira misture as farinhas e os amidos: a farinha de sorgo ou painço, a fécula de batata, a farinha de arroz integral, o polvilho doce e o polvilho azedo ou farinha de tapioca. Coloque também a goma xantana, o azeite, o vinagre e as claras de ovo.

3

Bata essa massa do pão sem glúten em velocidade baixa da batedeira e acrescente o fermento já crescido. Continue batendo em velocidade baixa por mais ou menos 3 minutos ou até obter uma massa consistente.

4

Umedeça as mãos e divida a massa em 10 pãezinhos, modelando para ficarem lisinhos. Coloque num tabuleiro forrado papel manteiga, afastando os pãezinhos uns dos outros, e faça um corte ao meio em cada um dos pães. Deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume.

5

Enquanto isso, ligue o forno em temperatura bem alta (220-250 graus). No chão do forno coloque uma assadeira com pedras, como na foto (usei esse tipo de pedra vulcânica para lareira e churrasqueira, também chamada de pedra lava, mas pode ser outro tipo de pedra porosa).

6

Quando os pães estiverem crescidos, baixe a temperatura do forno para os 200 graus. Coloque o tabuleiro com os pães no forno e, com cuidado, jogue 1 xícara de água sobre as pedras - isso é necessário para criar vapor e deixar o pão com casca crocante.

Dica: Se quiser, com a ajuda de um pincel, passe manteiga derretida nos pães. Assim eles ficarão brilhantes após assar!

7

Feche o forno imediatamente após colocar a água e deixe os pãezinhos assar por 30-35 minutos, ou até ficarem corados.

8

Deixe seu pão sem glúten esfriar um pouco antes de partir ou cortar (assim ele não vai esfarelar) e sirva simples assim, com uma manteiga ou outra opção da sua preferência. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas sem glúten e low carb? Veja como fazer:

  • Suflê de abobrinha low carb
  • Bolo de fubá light de liquidificador
  • Torta salgada de frigideira

Se você gostou da receita de Pão francês sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão sem glúten.