Receita de Pão integral com sementes

Receita de Pão integral com sementes

De forma geral, o pão caseiro é mais gostoso que o de loja, pois é preparado com ingredientes selecionados por nós e à nossa maneira. Para que você saiba como preparar pão integral com sementes caseiro, apresentamos este passo a passo do TudoReceitas.com!

6 convidados 4h Café da manhã Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar este pão integral com sementes, comece por reunir todos os ingredientes necessários.

2

O passo seguinte é dissolver o fermento na água.

3

Coloque numa vasilha grande as farinhas e o sal, misture e abra uma cova no dentro. Coloque aí a água e o azeite e misture muito bem com uma mão, em movimentos circulares de dentro para fora.

4

Pouco a pouco todos os ingredientes da massa do pão integral com sementes irão ficar integrados. O ideal é obter uma massa lisa que desgruda das mãos e, para isso, poderá ser necessário amassar fora da tigela e adicionar mais farinha. Modele em forma de bola.

5

Deixe a massa repousar na tigela por 45 minutos, coberta com um pano. Depois, por 2 ou 3 vezes, afunde nela os nós dos dedos, de forma a libertar algumas bolhas de ar. Volte a modelar em forma de bola, cubra novamente e deixe repousar por mais 15 minutos.

6

O passo seguinte deste pão integral caseiro é transferir a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e, usando novamente os nós dos dedos, sovar a massa para formar um retângulo. Dobre as laterais para dentro, e enrole como se fosse uma torta.

7

Sove novamente com os nós dos dedos e enrole como fez no passo anterior. Coloque a massa numa forma de bolo inglês untada com azeite, e deixe repousar mais 45 minutos.

8

Após o passo anterior, está na hora de assar! Para isso coloque a forma sobre a grelha do forno na posição central. Por baixo dela, insira o tabuleiro de forno com um pouco de água, que ajudará a que o pão fique macio. Asse no forno preaquecido a 200ºC por 30-40 minutos.

9

Depois de assar, deixe o pão integral com sementes esfriar para o retirar da forma. Corte em fatias e sirva, por exemplo, untado com manteiga. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pão integral com sementes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão de cereais.