Receita de Pão integral macio e úmido

Receita de Pão integral macio e úmido

Esta receita de pão integral caseiro é a solução para continuar comendo pão sem sair de casa! Além disso é uma opção mais saudável que o pão que compramos no mercado, pois é preparado sem conservantes e com azeite de oliva em vez de margarina ou outras gorduras trans.

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer pão integral macio e úmido passo a passo em fotos de um jeito simples e prazeroso! Esta receita de pão integral macio é bem simples e garanto que você vai ficar orgulhoso do resultado final!

8 convidados 4h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para o pré-fermento:
  • Para a massa de pão:
Como fazer Pão integral macio e úmido:
1

Para conseguir um pão fofinho e crescido comece por fazer o pré-fermento: coloque o fermento desfeito com os dedos na água morna e mexa para dissolver bem.

2

Adicione o açúcar e meia xícara de farinha peneirada e misture bem, até obter um creme.

Dica: Aconselho usar farinha de trigo tipo 1, porque contém mais glúten e, assim, seu pão crescerá mais.

3

Cubra a mistura do pré-fermento com plástico filme e deixe em temperatura ambiente por 15 a 30 minutos, ou até dobrar de tamanho.

4

Após esse tempo coloque a farinha integral peneirada numa tigela grande, para dissolver os grumos e conseguir uma massa de pão mais areada e fofinha. Coloque também na tigela o farelo de trigo que restar na peneira e o sal e misture.

5

Em seguida adicione a mistura do pré-fermento e o azeite de oliva e misture levemente. Coloque a água morna em 2 ou 3 fases enquanto amassa com as mãos ou na batedeira, até incorporar tudo muito bem.

Dica: Se preferir, em vez de 1 copo e meio de água pode colocar 1 copo americano de leite mais meio copo americano de água. Assim o seu pão ficará mais fofinho!

6

Se estiver preparando este pão na batedeira será necessário bater até a massa desgrudar da batedeira, se estiver preparando na mão será necessário amassar por 10 minutos. Independentemente do jeito de amassar, no final a massa deverá ficar ligeiramente grudenta. Cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora em um local morno.

7

Após esse tempo polvilhe farinha numa bancada de trabalho e sove a massa de pão integral durante 1 minuto. Depois modele em forma de pão de forma e coloque numa forma untada com azeite ou forrada com papel manteiga. Cubra com um pano e deixe repousar por mais 1-2 horas, ou até dobrar de volume.

Dica: Recomendamos usar uma forma tipo bolo inglês de aproximadamente 15 x 30 cm.

8

Por fim, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto) e coloque dentro dele um recipiente com água, para que se crie vapor. Salpique a massa do pão com um pouco de água também e, se quiser, polvilhe sementes sobre ela. Quando o forno estiver na temperatura indicada, asse o pão integral por 30-40 minutos, sem retirar do forno o recipiente com água.

Dica: Se o pão começar a dourar a parte de cima antes de ficar pronto, cubra-o com papel alumínio.

9

Retire do forno o seu pão caseiro integral e macio e deixe esfriar antes de cortar (para evitar esfarelar). Consuma em 2-3 dias ou, se quiser, corte em fatias e congele dentro de um saco plástico. Experimente esta incrível receita de pão caseiro com farinha integral e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com farinha integral? Veja estas sugestões:

  • Pão integral que não precisa sovar
  • Pastel assado integral
  • Pão sírio integral de frigideira

Se você gostou da receita de Pão integral macio e úmido, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples.