Receita de Pão integral recheado

Receita de Pão integral recheado

Você gosta de pão recheado? Nesse caso não perca esta receita de pão com recheio salgado e recheio doce que compartilho aqui no TudoReceitas!

Nesta receita de pão caseiro integral o pão fica muito macio, é fácil de fazer e dá muito certo. Por ser feito com farinha de trigo integral é rico em fibra e, por conta dos ingredientes usados no recheio, rende um lanche ou café da manhã saciante e saboroso! Você pode assar o pão trançado recheado com as sugestões que indico abaixo ou assar simples, sem nenhum recheio. Basta reunir os ingredientes para o pão integral recheado (salgado ou doce) e seguir o passo a passo em fotos.

Veja como fazer pão integral sovado que fica uma delícia para levar em uma festa ou lanche compartilhado, todo o mundo vai querer provar!

12 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa de pão:
  • Para o recheio salgado:
  • Para recheio doce:
Como fazer Pão integral recheado:
1

Numa tigela grande dissolva o fermento na água morna e vá acrescentando os ingredientes na seguinte ordem: ovo, açúcar, sal, óleo e margarina. Mexa até obter uma mistura homogênea.

2

acrescentando a farinha aos poucos mexendo sempre. Quando a massa ficar com consistência pastosa e densa transfira para uma superfície lisa (por exemplo: bancada da cozinha untada) e, com o auxílio de uma espátula, vá misturando.

Dica: A farinha deve ser acrescentada aos poucos, até obter uma massa que dê para sovar.

3

Sove a massa por 20-30 minutos ou até ficar lisinha e desgrudando. Coloque-a em um bowl, cubra com um pano e deixe descansar em um local ameno por 1 horaou até dobrar de tamanho.

4

Após o tempo de descanso sove um pouco a massa para retirar o ar excedente e separe nas porções pretendidas - neste caso separei a minha massa de pão integral em duas porções porque usei dois recheios diferentes. Com o auxílio de um rolo abra a massa para receber os recheios.

5

Distribua os ingredientes do recheio salgado ao longo da massa. Se quiser fechar o pão em forma de trança, faça cortes paralelos como na fotografia. Feche a massa para pão recheado sobrando-a sobre o recheio e pressionando para que o recheio não vaze. Coloque o pão numa forma untada e deixe descansando por mais 15 minutos.

6

Para o pão recheado doce o processo é igual ao anterior, diferenciado apenas do recheio usado.

  • Na lista de ingredientes indico uma sugestão para recheio salgado e outra sugestão para recheio doce, mas você pode usar os ingredientes que preferir e nas quantidades ao seu gosto, lembrando de não colocar demasiado recheio no interior para a massa não quebrar.
7

Após o descanso de 15 minutinhos leve os pães para assar em forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos ou até dourarem.

Dica: Se você quiser pode pincelar os pães com ovo batido, assim eles ficarão brilhantes e bonitinhos após assar!

8

Está pronto seu pão caseiro com farinha integral! Este pão é muito saboroso, seja com ou sem recheio. Experimente com os ingredientes de recheio sugeridos ou com recheio ao seu gosto e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pães recheados? Confira estas sugestões igualmente gostosas:

  • Pão recheado com ovo, queijo e presunto
  • Pão recheado no forno
  • Pão recheado com mortadela

Se você gostou da receita de Pão integral recheado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão recheado.