Receita de Pastel assado sem carne

Receita de Pastel assado sem carne

Os pastéis assados são uma iguaria muito versátil, pois podemos recheá-los com uma grande variedade de ingredientes doces e salgados! Neste caso, aqui no TudoReceitas damos a conhecer um tipo de pastel assado sem carne, ou seja, um pastel válido para quem segue uma alimentação vegetariana e também para quem gosta de variar nas receitas de pastel caseiro!

Esta receita de pastel assado sem carne tem os cogumelos como protagonistas. Abaixo mostramos como fazer massa para pastel assado e também como fazer cogumelo refogado e bem temperado para usar no recheio. Continue lendo e prepare logo esta deliciosa receita de pastel assado de cogumelo que vai surpreender todos!

6 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
  • Para finalizar:
Como fazer Pastel assado sem carne:
1

Primeiramente comece por separar os ingredientes necessários ao preparo da massa de pastel de forno. Em seguida peneire a farinha junto com o sal numa tigela grande.

Dica: lembre que, pelo fato da massa de pastel incluir ovo e manteiga no seu preparo, ela não é vegana, mas sim válida na alimentação vegetariana que permite o consumo de ovo e derivados de leite.

2

Adicione a manteiga em temperatura ambiente e misture com os dedos até obter uma consistência tipo farofa.

3

Em seguida adicione um ovo e misture com as mãos, até incorporar. Adicione o outro ovo, junto com a água, e volte a misturar muito bem.

Dica: para que seja mais fácil incorporar os ovos na farinha, bata-os com a água e adicione de uma só vez, misturando bem com as mãos.

4

Misture todos esses ingredientes até obter uma massa consistente, macia e fácil de modelar. Modele em forma de bola, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira, isso vai ajudar a melhorar a consistência dela.

Dica: se a massa ainda estiver quebrando, adicione mais 1-2 colheres de sopa de água; se estiver muito mole e grudando na tigela, adicione mais farinha.

5

Enquanto isso, comece preparando o recheio de cogumelos para os pastéis. O primeiro passo será higienizar os legumes e os cogumelos de acordo com as nossas dicas de como higienizar legumes ou do seu jeito habitual.

Dica: nesta receita usamos cogumelos tipo champignon, também chamados de cogumelos Paris.

6

Em seguida pique os cogumelos, os tomates, os alhos, a cebola e a salsinha separadamente, como na foto.

7

Coloque um pouco de azeite de oliva ou óleo de girassol numa panela e leve ao fogo médio. Espere alguns minutos, para esquentar, e adicione os alhos picados e a cebola. Misture e deixe dourar por 1-2 minutos.

8

Depois acrescente os tomates, os cogumelos e a salsinha. Tempere com sal a gosto, misture tudo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, de modo a que todos estes ingredientes fiquem macios e suculentos. Desligue o fogo e reserve até amornar ou esfriar completamente.

Dica: transfira este preparado para outro recipiente, assim esfriará mais depressa.

9

Finalmente, para montar estes pastéis assados, pré-aqueça o forno a 180°C. Pegue novamente na massa e abra-a numa mesa ou bancada enfarinhada até ficar com cerca de 2-3 mm de espessura. Corte discos de massa usando um cortador ou uma tigela e coloque 1 colher de sopa do recheio em cada metade dos discos.

10

Feche a massa pela metade e pressione as beiradas com um garfo, para selar bem.

Dica: se você estiver preparando estes pastéis para congelar, leve-os ao congelador neste momento, sem assar. Pode congelar por até 3 meses. No momento de assar, siga os passos seguintes.

11

Bata as gemas de ovo e pincele os pastéis com elas, para conseguir uma massa brilhosa depois de assar. Com um garfo, pique ligeiramente cada um dos patéis para evitar que eles estourem no forno. Coloque numa assadeira levemente untada ou forrada com papel manteiga e leve para assar no forno a 180ºC por 15-20 minutos.

12

Após esse tempo, seus pastéis de forno recheados com cogumelos estarão douradinhos e firmes! Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de esfriar. Sirva em seguida e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de pastel assado diferente? Veja como fazer:

  • Pastel com 3 ingredientes
  • Pastel Romeu e Julieta assado
  • Empanada de caramelo

Se você gostou da receita de Pastel assado sem carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado.