
É difícil encontrar alguém que não aprecie um pastel, não é mesmo? Esse salgado brasileiro é muito conhecido em todas as regiões e é extremamente versátil na escolha dos recheios.
Ele pode ser recheado tanto com ingredientes salgados quanto doces. Pode ser frito, assado e há até quem faça pastel cozido. O pastel é, sem dúvida, uma paixão nacional.
Hoje, no TudoReceitas, vamos aprender a preparar um delicioso pastel de bacalhau. Este recheio é molhadinho e saboroso, com azeitonas, cebola e cebolinha verde, prometendo conquistar seu paladar.
Super simples de preparar e muito gostoso. Confira a receita passo a passo abaixo.
- Panela
- Escorredor de alimentos
- Faca
- Colher de pau
- Escumadeira
- Garfo
O primeiro passo é, no dia anterior, colocar o bacalhau para dessalgar. Deixe em um vasilha com tampa, com água que cubra o bacalhau de um dia para o outro. Troque a água pelo menos 3 vezes.
Dica: É muito importante fazer a dessalga do bacalhau para eliminar o excesso de sal

Depois de dessalgar, lave o bacalhau e desfie. Separe os ingredientes. Corte e cebola em cubinhos pequenos, a cebolinha e a salsinha em pedaços fininhos. Corte as azeitonas em pedaços pequenos, porque serão usadas no recheio. Separe o leite, o amido e os temperos de sua preferência. Não usaremos sal nessa receita, já que o bacalhau mesmo dessalgado ainda concentra uma quantidade de sal.
Dica: O leite usado nessa receita é de origem vegetal. Use o de sua preferência. Se preferir use o bacalhau já dessalgado.

Em uma panela, coloque uma colher sopa de óleo e acrescente a cebola branca para refogar. Refogue bem e deixe que ela solte líquidos.
Dica: Nessa receita prefira usar a cebola branca por ter um sabor mais marcante.

Feito isso, acrescente o bacalhau já dessalgado e desfiado e os temperos de sua preferência. Mexa bem para incorporar os sabores.

Em seguida, acrescente a cebolinha verde e salsinha, as azeitonas e o leite com amido de milho. Dissolva o amido no leite antes de colocar na panela, assim evita que empelote. Mexa bem e deixe que o amido cozinhe um pouco. Depois de refogado, desligue e reserve.
Dica: Se preferir, substitua o amido e leite por extrato de tomate.

Deixe o recheio esfriar e em seguida, recheie os pastéis. Use um pouco de água para molhar as bordas.
Dica: A massa usada nessa receita é sem glúten, mas use a de sua preferência.

Com o auxílio de um garfo, feche os pastéis. Confira se estão bem fechados.

Em uma panela, coloque o óleo e deixe esquentar. Quando já estiver quente, coloque os pastéis para fritar. Frite de um lado e de outro. Retire e coloque para escorrer.
Dica: Tenha cuidado para não queimar.

Seu pastel de bacalhau está pronto. Um petisco delicioso. Fica perfeito para um lanche de fim de tarde. Faça e nos conte o que achou dessa receita.

Se você gostou da receita de Pastel de bacalhau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de pastel salgado.
Como dissemos ali em cima, é difícil encontrar quem não goste de um bom pastelzinho, né? E aqui no TudoReceitas você encontra várias receitas de pastel tão deliciosas quanto essa de pastel de bacalhau. Dá uma olhadinha em algumas aqui:
- Receita de Pastel assado com massa de pastel
- Receita de Pastel de bauru
- Receita de Pastel junino
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 73 kcal
- Proteínas: 16,3 g
- Gorduras: 55 g
- Carboidratos: 45 g
- Fibra: 2,5 g