Receita de Pastel de choclo chileno

Receita de Pastel de choclo chileno

Já ouviu falar no pastel de choclo chileno? Essa é uma torta salgada de milho típica do Chile, geralmente recheada com carne moída ou frango. A montagem desse prato lembra o escondidinho brasileiro e é bem simples de fazer!

Se você não sabe como fazer torta de milho chilena e quer preparar essa iguaria na sua casa, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo compartilhamos o passo a passo em fotos e todas as dicas de preparo da receita de pastel de choclo chileno tradicional, uma torta de milho fácil e barata que super combina com as Festas Juninas! Não pense duas vezes e surpreenda toda a família com esta comida típica do Chile!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Chile
Ingredientes:
  • Recheio:
  • Pasta de milho:
  • Opcional:
Como fazer Pastel de choclo chileno:
1

Para preparar o "pastel" de milho chileno comece por cozinhar a carne moída. Para isso pique as cebolas e os alhos e coloque numa panela ou frigideira funda com um fio de óleo. Leve ao fogo médio-baixo e deixe refogar por 1-2 minutos ou até a cebola ficar macia, mexendo de vez em quando.

Dica: poderá usar óleo de girassol ou outro da sua preferência no preparo desta receita chilena. A manteiga, a margarina e a banha também são gorduras válidas.

2

Em seguida adicione a carne moída, misture tudo e deixe cozinhar no fogo baixo, mexendo de vez em quando para evitar que a carne fique empelotada. Tempere com sal e cominho a gosto. Quando a carne moída mudar de cor e ficar soltinha, pode desligar o fogo e reservar.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

3

Para fazer a massa de milho limpe as espigas e corte o milho das espigas com a ajuda de uma faca afiada. Em seguida bata o milho no liquidificador ou com um mixer de mão junto com a manjerona ou manjericão até obter uma mistura lisinha.

Dica: na hora de cortar o milho da espiga tome cuidado para não cortar muito junto à espiga, de modo a evitar o bagaço de milho. Se necessário, bata o milho com um pouco de água ou leite para que não fique muito denso.

4

Transfira o milho batido para uma panela e adicione uma pitada de sal. Deixe cozinhar no fogo baixo por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até obter uma pasta de milho consistente, como na foto, e ligeiramente doce.

Dica: se essa pasta de milho demorar para espessar, adicione-lhe a mistura de 1 colher de sopa de maisena dissolvida em 2 colheres de sopa de água gelada ou em temperatura ambiente ou 2 colheres de sopa de fubá. Continue mexendo até engrossar.

5

Para montar a torta de milho chilena você pode usar assadeiras individuais ou uma única assadeira grande. No fundo da(s) assadeira(s) espalhe a carne moída refogada e adicione algumas uvas-passa ou azeitonas sem caroço e os ovos cozidos descascados e picados. Se quiser, acrescente também as coxas de frango.

Dica: no caso de preferir preparar este pastel de choclo em assadeiras individuais coloque 1 ovo cozido e picado em cada uma das assadeiras.

6

Cubra esse recheio com a pasta de milho, espalhando-a uniformemente. Para finalizar, polvilhe um pouco de açúcar ou sal para conseguir uma crosta douradinha. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos ou até dourar bem.

7

Depois disso está pronto seu pastel de choclo! Como viu, esta é uma receita chilena simples de preparar e, garantimos, é rica em sabor e sua textura é deliciosa!

Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas chilenas tradicionais:

  • Empanada chilena de carne moída
  • Pão chileno simples
  • Pudim de semolina com vinho

Se você gostou da receita de Pastel de choclo chileno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.

Como servir pastel de choclo?

No caso de ter preparado a receita de pastel de choclo em porções individuais, basta colocar cada uma das assadeiras em pratos e servir a cada convidado. No caso de ter preparado esta receita chilena numa única assadeira grande, corte porções e sirva em cada prato, tendo o cuidado de manter a porção compacta.

Pode servir este prato de carne moída com milho acompanhando com, por exemplo, uma salada de tomate com cebola. Bom apetite!