Receita de Pastel de feijão

Receita de Pastel de feijão

O pastel de feijão é um doce típico de Portugal, mais precisamente da região de Torres Vedras. Tal como o próprio nome indica, é preparado com feijão, no entanto esse ingrediente é praticamente imperceptível e este pastel agrada a todo o mundo! Confira abaixo o preparo do pastel de feijão português e não deixe de experimentar!

12 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
  • Para decorar:
Como fazer Pastel de feijão:
1

Para preparar o pastel de feijão o primeiro passo é reunir os ingredientes. Ao contrário do que aparece na imagem, a raspa do limão deverá ser fina, obtida no ralador.

2

Comece por preparar a massa: coloque em uma tigela a farinha e a manteiga derretida, misture.

3

Gradualmente, enquanto mexe, acrescente a água à massa do pastel de feijão, e misture bem até obter uma mistura compacta. Amasse, forme uma bola e deixe repousar por 1 hora, coberta com um pano umedecido.

4

Enquanto isso comece preparando o recheio, reduzindo o feijão a purê. É importante que o purê fique bem homogêneo, para que não se sintam pedaços no recheio do pastel.

5

Num recipiente à parte bata o açúcar com os ovos e as gemas, até obter um creme claro, semelhante ao da fotografia. Adicione o feijão e os restantes ingredientes do recheio e bata muito bem.

6

Após o tempo de repouso da massa do pastel de feijão, abra-a e estenda-a fina sobre uma bancada enfarinhada.

7

Cubra forminhas de cupcake com ela e adicione o recheio, sem encher. Se quiser deixar o recheio visível, simplesmente polvilhe farinha e açúcar de confeiteiro e ajeite as bordas.

8

A outra opção é tampar o pastel de feijão com uma rodela de massa e pressionar as bordas para fechar bem. Faça um furo com um garfo, para que durante a cozedura o recheio não saia fora.

9

Leve os pastéis ao forno preaquecido a 180ºC e asse durante 30 minutos.

10

Após o passo anterior, o pastel de feijão português está pronto! Espere esfriar para desenformar e servir. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pastel de feijão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.