Receita de Pavê de abacaxi com bolo

Receita de Pavê de abacaxi com bolo

Que tal preparar esta sobremesa clássica e muito saborosa na sua ceia de Natal? A receita de sobremesa natalina que estamos trazendo aqui é de um pavê de abacaxi com bolo de coco, muito saboroso e que sem dúvidas irá agradar os seus convidados!

O bolo de coco, que vai no lugar do biscoito maisena ou champanhe, dá um toque super especial neste pavê, e o abacaxi em calda, junto com o creme que iremos te ensinar, deixará sua sobremesa maravilhosa!

Vamos acompanhar a receita agora aqui no TudoReceitas? Confira abaixo todos os detalhes de preparo e o passo a passo em fotos e faça logo este doce de abacaxi e bolo incrível para as festas de final de ano.

6 convidados 3h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No frio
Ingredientes:
  • Bolo de coco:
  • Creme:
  • Calda de abacaxi:
  • Para decorar:
Como fazer Pavê de abacaxi com bolo:
1

Separe todos os ingredientes do bolo antecipadamente, para que estejam em temperatura ambiente antes do preparo. No liquidificador bata os ovos, o açúcar, o óleo, o leite de coco e o coco ralado, até que fique bem homogêneo.

Dica: Antes de preparar a receita aproveite também para untar e enfarinhar uma assadeira retangular média e pré aquecer o forno a 200 graus.

2

Despeje esse líquido do liquidificador num bowl e adicione a farinha de trigo peneirada aos poucos, misturando com um fouet até que fique tudo homogêneo.

3

Por último, coloque o fermento em pó e misture delicadamente, sem bater, até incorporar à massa. Essa é a misturinha para o bolo de coco deste pavê de Natal!

4

Coloque a massa na forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus por mais ou menos 40 minutos ou até dourar levemente e passar pelo teste do palito.

Dica: Use uma forma retangular de, aproximadamente, 20 x 30 cm.

5

Depois de assar espere o bolo esfriar e, enquanto isso, dê continuidade à receita desta sobremesa de Natal.

6

Prepare a calda de abacaxi levando a fruta cortada em cubinhos junto com o açúcar para cozinhar em fogo brando até o caldo reduzir um pouco. Isso levará cerca de 20-25 minutos. Reserve.

Dica: Esta calda de abacaxi será usada para montar as camadas do pavê.

7

Para o creme do pavê junte numa panela média o leite condensado, as gemas (passadas pela peneira), o leite líquido e a manteiga. Deixe cozinhando em fogo baixo por alguns minutos, até que o creme ganhe consistência firme, de mingau.

8

Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando até que fique liso. Espere o creme amornar para dar continuidade à receita.

9

Para montar o pavê, primeiro corte o bolo em 2 ou 3 partes (dependendo da altura que tenha ficado após assar) e reserve.

Dica: Você poderá montar a sobremesa num refratário médio ou em taças individuais.

10

Comece colocando uma camada de bolo na forma em que vai servir o pavê. Umedeça o bolo com leite líquido ou, se preferir, com a calda do abacaxi.

11

Cubra a camada de bolo com uma parte do creme de gemas preparado anteriormente.

12

Por cima do creme acrescente uma camada de calda de abacaxi (aquele que você preparou na panela).

13

Repita as camadas de bolo, creme de gemas e calda de abacaxi até finalizar com o creme. Decore com o abacaxi em calda picado e coco ralado, se quiser. Leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas antes de servir.

Dica: Siga o mesmo procedimento se desejar servir em taças individuais.

14

Seu pavê de abacaxi com bolo de coco está pronto para você servir como sobremesa para a ceia de Natal ou para outra ocasião tão especial quanto esta! Esperamos que tenha apreciado a receita, deixe seu comentário e bom apetite!

Procurando mais receitas de sobremesa com abacaxi? Veja como fazer:

  • Pavê de abacaxi com biscoito maizena
  • Bolo com recheio de abacaxi natural
  • Gelado de abacaxi

Se você gostou da receita de Pavê de abacaxi com bolo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pavê.