Receita de Pavê de banana caramelizada

Receita de Pavê de banana caramelizada
Imagem: wildeisen.ch

Se banana caramelizada é uma delícia, imagina pavê com banana caramelada! Essa é uma receita de sobremesa com banana que sempre faz salivar meus amigos e que eu guardo para ocasiões especiais, como aniversários. Como faz tanto sucesso, compartilho-a com você aqui no TudoReceitas.com. Quer descobrir como preparar esse pavê de banana caramelizada ao qual ninguém resiste? Confira abaixo os ingredientes e passo a passo!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No frio
Ingredientes:
  • Para o creme de caramelo:
  • Para o creme branco:
  • Para o chantilly:
Como fazer Pavê de banana caramelizada:
1

O primeiro passo desse pavê de banana e caramelo é caramelar as bananas. Leve ao fogo médio-baixo uma frigideira ou panela com o açúcar e 2 colheres de água e deixe derreter. Adicione as bananas descascadas e cortadas ao comprido e cozinhe até que fiquem douradas, Desligue e deixe esfriar.

2

Em seguida prepare o delicioso creme de caramelo: derreta o açúcar em uma panela no fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando para não queimar.

3

Quando o açúcar virar uma calda espessa, baixe o fogo e adicione o creme de leite aos poucos, enquanto mexe. Assim que estiver bem homogêneo, acrescente a manteiga, misture e desligue.

Dica: Se o açúcar ficar duro, fique mexendo até derreter por completo.

4

Siga preparando o outro creme dessa receita de pavê: coloque numa panela todos os ingredientes com exceção das gemas e leve ao fogo, mexendo até ferver. Desligue.

5

Bata as gemas em uma tigela e adicione um pouco do leite fervido. Misture bem e adicione essa mistura à panela com o leite. Leve de novo ao fogo, mexa até ficar espesso e desligue.

Dica: Preste atenção para não deixar o creme queimar no fundo. Se quiser pode aromatizar com canela em pó ou raspas de limão.

6

Finalmente prepare o chantilly, que servirá de decoração ao nosso pavê: bata muito bem o creme de leite com um batedor elétrico, até ficar bem cremoso e volumoso. Adicione o açúcar e continue batendo, até formar picos.

7

Comece montando as camadas do pavê: num refratário ou tigela de vidro espalhe no fundo um pouco do creme de caramelo, seguido do creme branco e pedaços de banana. Repita e, quando chegar ao topo, finalize com o chantilly.

Dica: Use um saco de confeiteiro para adicionar o chantilly em forma de biquinho.

Imagem: realitydaydream.com
8

Reserve o pavê de banana caramelizada na geladeira até à hora de servir. Pode ainda decorar com amêndoa laminada, ficará um charme! Sobrou chantilly? Prepare essa receita de merengue assado caseiro (suspiro) e não deixe também de testar a receita de sobremesa de banana. Bom apetite e diga-nos o que achou!

Imagem: wildeisen.ch

Se você gostou da receita de Pavê de banana caramelizada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pavê.