Receita de Pavê de Panetone de chocolate

Receita de Pavê de Panetone de chocolate

Esta deliciosa receita de pavê de Panetone faz o maior sucesso nas festas de final de ano e também é uma excelente opção de sobremesa gelada para aproveitar os restinhos de Panetone que estão sobrando!

Prepare esta receita de pavê de Panetone de chocolate para o Natal ou para o Ano Novo e tenho a certeza que todo o mundo ficará com água na boca! Poderá até usar um Panetone sem glúten, desse jeito conseguirá um pavê sem glúten pensando em quem tem essa intolerância alimentar.

Confira abaixo todos os detalhes de como preparar pavê de Panetone de chocolate passo a passo em fotos e faça logo usando seu Panetone preferido, de frutas ou de chocolate.

6 convidados 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No frio
Ingredientes:
Como fazer Pavê de Panetone de chocolate:
1

Comece preparando esta sobremesa de Panetone colocando em uma panela o leite condensado, o leite, o amido de milho, 1 caixinha de creme de leite, as raspas das sementes de baunilha e a própria fava de baunilha. Misture bem e leve ao fogo, mexendo sempre, até começar a engrossar em consistência de mingau leve. Desligue e reserve até amornar.

Dica: Se preferir, poderá substituir as sementes e fava de baunilha por 1 colher de chá de essência de baunilha ou quantidade a seu gosto.

2

Em outra panela pequena prepare a calda para umedecer as fatias do Panetone: coloque o vinho, o cravo a canela em pau, o cardamomo e o açúcar demerara. Misture bem e ligue o fogo. Deixe ferver por uns 5 minutos, desligue e reserve.

Dica: Ao ferver o vinho do Porto este perde o álcool, assim a receita é válida também para crianças.

3

Para terminar o preparo dos ingredientes do pavê de Panetone coloque o chocolate picado em um recipiente de vidro e derreta em banho-maria ou no microondas. Mexa bem para derreter por completo.

  • Leia mais aqui sobre como derreter chocolate em barra.
4

Adicione a outra caixinha de creme de leite ao chocolate derretido e misture até virar um creme homogêneo. Reserve este ganache de chocolate, que usaremos como cobertura do pavê.

5

Montagem: no fundo do recipiente em que iremos servir o pavê comece colocando uma camada de Panetone fatiado.

Dica: Você pode usar o Panetone que quiser nesta receita, no meu caso usei Panetone sem glúten mas também fica uma delícia com Chocotone.

6

Em seguida molhe as fatias de Panetone com a calda de vinho do porto preparada anteriormente.

7

O passo seguinte desta sobremesa de Panetone é colocar metade do creme de baunilha, espalhando bem com uma colher ou espátula.

8

Coloque mais uma camada de Panetone fatiado e repita o processo de molhar com a calda e, depois, colocar a outra metade do creme de baunilha.

9

Finalize colocando todo o ganache de chocolate por cima e enfeitando com nozes, damasco e o que preferir. Leve para gelar por, no mínimo, 3 horas - desse jeito o Panetone ficará bem molhadinho e delicioso!

10

Sirva seu pavê de Panetone sem glúten geladinho e diga nos comentários o que achou desta sobremesa sem glúten para as festas de final de ano. Bom apetite!

Se você procura mais receitas de sobremesa de Natal, confira também como fazer:

  • Sobremesa de Natal fácil e rápida
  • Aletria doce para o Natal
  • Sobremesa de abacaxi para o Natal

Se você gostou da receita de Pavê de Panetone de chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pavê.