Receita de Pavê sem leite condensado

Receita de Pavê sem leite condensado

Pavê é uma sobremesa bem tradicional. E esse clássico das reuniões de família é uma ótima opção para servir no Natal e em tantas outras festas. Muitas receitas de pavê utilizam o leite condensado, mas essa é uma receita de pavê sem leite condensado e sem creme de leite pensada em quem quer reduzir a quantidade de açúcar e calorias nessa sobremesa! Assim, a base utilizada no creme desse pavê é o creme de confeiteiro, que é delicioso e faz parte de várias receitas de sobremesas, como sonhos.

E aí, quer descobrir esta receita de pavê sem leite condensado? Continue aqui no TudoReceitas e veja abaixo o passo a passo em fotos desta sobremesa de Natal light!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No frio
Ingredientes:
Como fazer Pavê sem leite condensado:
1

Em uma tigela coloque 1/4 de xícara de chá do açúcar e as gemas. Bata bem com um fouet até obter um creme claro, como na foto. Esse é o primeiro passo para preparar o creme de confeiteiro desta receita de pavê.

2

Coloque o amido, misture e reserve essa mistura de gemas.

Dica: Se o amido estiver durinho, melhor passar por uma peneira antes de adicionar na tigela.

3

Leve ao fogo médio 2 xícaras de chá do leite e o restante do açúcar (1/4 de xícara). Mexa de vez em quando até ferver e desligue o fogo.

4

Usando uma concha coloque o leite açucarado, uma concha de cada vez e lentamente, na mistura de gemas. Mexa com o fouet para incorporar.

Dica: Esse processo deverá ser lento e gradual para evitar que as gemas fiquem cozidas.

5

Leve a mistura das gemas com leite açucarado para a panela em fogo baixo e mexa com o fouet até engrossar. Desligue fogo, acrescente a manteiga e misture até que ela derreta.

Dica: Recomendo usar o fouet porque ele é um dos melhores utensílios para mexer cremes e dissolver as pelotas que se formam.

6

Leve esse creme de confeiteiro à geladeira coberto com filme transparente (em contato direto com o creme) por, no mínimo, 1 hora.

Dica: O papel filme evita que se forme uma película endurecida no doce.

7

Passado esse tempo, inicie a montagem do pavê: mergulhe as bolachas em uma mistura de 1 xícara de leite e chocolate em pó.

8

Faça camadas intercalando as bolachas e o creme de confeiteiro que, depois de gelar por 1 hora, estará mais firme.

Dica: Se o creme de confeiteiro estiver demasiado consistente para espalhar sobre as bolachas, adicione-lhe um pouco de leite morno e mexa bem até incorporar.

9

Corte lascas de chocolate com a faca ou ralador e despeje sobre o doce, para decorar. Retorne o pavê à geladeira por mais 1 hora e sirva a seguir.

10

Gostou desta sugestão de pavê de maizena sem leite condensado? Deixe abaixo seu comentário e veja mais sugestões de sobremesas natalinas nas minhas redes sociais (@diariodacozinheiraamadora) e aqui no TudoReceitas:

  • Pavê de limão e biscoito rápido
  • Pavê dos padres fácil e rápido

Se você gostou da receita de Pavê sem leite condensado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pavê.