Receita de Pé de moleque tradicional

Receita de Pé de moleque tradicional

As Festas Juninas estão chegando, por isso comece já preparando suas receitas preferidas! Se tem Festa Junina, tem de ter pé de moleque! Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você a receita de pé de moleque caseiro tradicional que leva apenas 3 ingredientes: amendoim, leite e açúcar (também pode colocar manteiga ou margarina, como ingrediente opcional). Você pode preparar este pé de moleque com açúcar branco, mascavo ou até rapadura. O preparo é bem fácil e feito no fogão em menos de 30 minutos!

Se você gosta de receitas com amendoim, confira abaixo o passo a passo desta receita de pé de moleque tradicional como nossas vovós faziam e delicie-se nas Festas Juninas e em qualquer outro momento do ano!

10 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Pé de moleque tradicional:
1

Como se faz pé de moleque tradicional? Para começar, tem dois jeitos:

  • Se você quiser um pé de moleque escurinho, com gosto caramelado, comece por derreter o açúcar na panela com 1-2 colheres de sopa de água até ficar no ponto da fotografia. Depois adicione o amendoim e o leite condensado;
  • Se você quiser um pé de moleque clarinho, com gosto de leite condensado, coloque todos os ingredientes na panela de uma só vez (açúcar, leite condensado e amendoim).

Dica: Aconselhamos fazer esta receita em uma panela de fundo grosso, assim o açúcar não queima tão facilmente.

2

Fique mexendo sem parar, no fogo médio-baixo, durante uns 15-20 minutos. Durante esse tempo a calda de açúcar e leite condensado vai reduzir e o pé de moleque vai ficar durinho.

Dica: Se você preferir um pé de moleque cremoso, deixe a mistura no fogo por apenas 10-15 minutos.

3

Quando seu pé de moleque com leite condensado desgrudar da panela e virar uma mistura bem consistente e formando um "bloco", como na foto, desligue o fogo.

4

Unte com manteiga, margarina ou óleo uma assadeira ou tabuleiro e coloque nela esta mistura de bala de Festa Junina. Nivele com a ajuda de uma espátula ou colher e deixe esfriar em temperatura ambiente.

5

Quando estiver consistente, quebre o pé de moleque tradicional com uma faca ou com as mãos e sirva. Delicie todos com esta receita de pé-de-moleque e conte nos comentários o que você achou!

Procurando mais outras receitas para Festa Junina? Confira como fazer estas delícias:

  • Rosquinhas juninas;
  • Maria-mole de chocolate;
  • Curau de milho verde de lata.

Dica: Gostou desta receita? Faça aí em casa e suba a foto resultado final!

Se você gostou da receita de Pé de moleque tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Frutas secas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.