Receita de Peixada cearense

Receita de Peixada cearense
Imagem: temperosbrasil.com.br

No TudoReceitas.com queremos dar a conhecer receitas de todo o Brasil, por isso lhe apresentamos este prato típico do Ceará: peixada. Semelhante à moqueca de peixe, a peixada cearense é uma das principais pedidas nos restaurantes das beiras de praia, e é preparada com peixe branco de água salgada, legumes e verduras. Confira abaixo todos os ingredientes e passo a passo da peixada cearense e aprecie os sabores do nordeste sem sair de casa!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Peixada cearense:
1

O primeiro passo desta receita de peixada caseira é lavar o peixe, cortar em pedaços e temperar com o suco de limão, sal e pimenta branca e de cheiro. Cubra e reserve por 30 minutos, para tomar gosto.

Dica: Prefira usar peixe fresco, isso fará toda a diferença no sabor desta receita.

Imagem: dicasesugestoesgastronomicas.blogspot.com
2

Enquanto isso, leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite e, quando estiver quente, refogue as cebolas por 1-2 minutos, ou até ficarem macias. Acrescente os pimentões, o tomate e o coentro e cebolinha, e refogue por mais 2-3 minutos.

Imagem: vermaisdesign.com.br
3

Acomode as postas de peixe sobre o refogado, acrescente as cenoura e o repolho, e regue tudo com o caldo de peixe e o leite de coco. Retifique o sal e a pimenta e cozinhe por 20 minutos, ou até que o peixe esteja macio e firme.

Imagem: neoamelia.blogspot.pt
4

Após o tempo indicado, neste momento pode acrescentar à peixada os camarões e os ovos. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.

Imagem: jujuetuniconacozinha.blogspot.com
5

Finalmente sirva a peixada cearense ainda quente, polvilhada com coentro e acompanhada de farofa ou arroz. Aprecie esta receita do Ceará, e diga-nos o que achou!

Imagem: temperosbrasil.com.br

Se você gostou da receita de Peixada cearense, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros cozidos e guisados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Dicas:
  • Se quiser cozinhar esta receita para servir também para crianças, use filé de peixe em vez de peixe inteiro;
  • Prefira cozinhar esta receita em uma panela de barro, pois esse é o jeito tradicional de preparar a peixada.