Receita de Peixe cação ao alho e óleo

Receita de Peixe cação ao alho e óleo

O peixe cação é muito popular na gastronomia mundial, sobretudo nos países asiáticos, por conta da sua carne macia e saborosa quando cozinhada. Nunca cozinhou cação antes? Aqui no TudoReceitas mostramos como fazer!

Acompanhe esta receita de peixe cação simples e econômica, mas muito saborosa, ideal para a Semana Santa e para a Páscoa: peixe ao alho e óleo com limão. Um prato sem complicações que vai permitir você usufruir do verdadeiro sabor deste peixe sem espinhos e variar no cardápio das receitas de peixe. Confira abaixo todos os detalhes do preparo e o passo a passo em fotos e experimente!

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Receitas para Semana Santa, Na frigideira
Ingredientes:
Como fazer Peixe cação ao alho e óleo:
1

Se estiver usando filé de cação congelado, deixe descongelar completamente antes de temperar e cozinhar. Se necessário, enxague e seque.

2

Esprema o suco de um limão e reserve. Descasque e pique finamente os dentes de alho - se preferir, poderá preparar um tempero caseiro de alho e sal no liquidificador para usar nesta e noutras receitas!

3

Misture o peixe cação com o limão, tempere com pimenta do reino e deixe pegar o gosto por 30 minutos.

4

Leve ao fogo uma frigideira com o azeite ou o óleo e adicione os alhos picados. Deixe dourar ligeiramente no fogo baixo, mexendo de vez em quando, para não deixar queimar os alhos.

Dica: o ideal é usar uma frigideira antiaderente, assim você terá a garantia que o peixe não gruda.

5

Suba o fogo e acrescente os filés de cação na frigideira. Tempere com sal e deixe fritar por uns 5-8 minutos, depois vire e deixe cozinhar desse lado pelo mesmo tempo - reduza o tempo se os seus filés forem mais finos que o da imagem, porque se o peixe cozinhar demais ele ficará sem gosto.

Dica: se o alho queimar rápido, retire-o para um prato e cozinhe o peixe do jeito indicado. Poderá servir o alho refogado no final, completando a apresentação do prato.

6

Depois de dourar bem de um lado e do outro, está pronto seu cação ao alho e óleo com limão! Sirva este prato com, por exemplo, uma salada de maionese diferente ou salada Juliana. Gostou desta receita? Faça e não hesite em compartilhar sua opinião e foto do prato pronto nos comentários. Bom apetite!

Confira também como fazer cação assado no forno macio.

Se você gostou da receita de Peixe cação ao alho e óleo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cação.