Receita de Pernil de Natal assado

Receita de Pernil de Natal assado

O pernil de porco é uma das receitas para a ceia de Natal mais pedidas. Por isso, no TudoReceitas.com, ensinamos você a preparar um pernil assado suculento e delicioso para compartilhar com a família nessa ocasião tão especial. Ainda que pareça uma tarefa complicada, verá que com nosso passo-a-passo é bem fácil preparar essa carne, só precisa de algum tempo de antecedência. Confira abaixo todos os detalhes da receita de pernil de Natal assado e faça sucesso!

8 convidados 24h Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, Ideal acompanhar com vinho branco, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pernil de Natal assado:
1

Para fazer essa receita de pernil de Natal assado comece por reunir todos os ingredientes necessários. Se seu pernil for maior ou menor, terá de ajustar um pouco a quantidade de ingredientes.

2

De seguida prepare a carne retirando o excesso de gordura. Se, tal como eu, estiver usando pernil sem osso, amare-o com fio barbante para que não perca a forma.

3

Em seguida prepare a marinada da carne: bata no liquidificador ou processador um dos pimentões sem as sementes, uma cebola, o alho-poró e a cerveja. Bata muito bem, para que esse molho fique o mais homogêneo possível.

Dica: Se ficar muito espesso, adicione um pouco mais de cerveja, vinho branco ou caldo de carne.

4

Coloque a carne em uma assadeira ou bacia grande adicione o molho do passo anterior. Acrescente também o molho inglês ou shoyu, a mostarda, a pasta de alho (ou 2 alhos amassados), o tomilho e as folhas de louro. Misture e esfregue bem todos esses temperos na carne, tampe e reserve na geladeira entre 8 a 24 horas, para pegar bem o sabor.

5

Após o tempo indicado está na hora de cozinhar o pernil! Para isso coloque um pouco de óleo em uma frigideira e doure o pernil de todos os lados. A isso se chama selar e garante que, ao assar no forno, a carne fique bem suculenta no interior.

Dica: Pode adicionar um pouco de sal neste passo, no entanto lembre que o molho inglês ou shoyu usado na marinada já é salgado.

6

Quando a carne estiver bem dourada coloque numa assadeira e acrescente a marinada. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno a 250ºC durante 15-20 minutos por cada quilo que o pernil tem. Ou seja, se estiver usando um pernil com 4kg, ele deverá assar por 60-80 minutos.

7

Depois de assar pelo tempo indicado retire o papel alumínio e acrescente o açúcar ou a rapadura ralada no topo do pernil. Esse ingrediente irá conferir um sabor adocicado delicioso, além de tornar a carne mais brilhante e apetitosa! Leve ao forno a 200ºC por mais 10-15 minutos ou até dourar.

8

No fim desse tempo retire o pernil do forno e deixe repousar por 5 minutos antes de cortar. Se quiser pode aproveitar os ingredientes da assadeira para fazer um molho. Para isso use uma peneira para filtrar os pedaços, leve o líquido ao fogo e deixe cozinhar até ficar espesso.

9

Finalmente corte em fatias seu pernil de Natal assado e sirva com acompanhamento da sua preferência. Nós recomendamos batata assada com páprica, batata gratinada, arroz natalino ou uma salada leve, como a salada natalina. Para sobremesa não deixe de preparar esse pavê Natalino, uma delícia!

Bom apetite e diga nos comentários o que achou dessa receita!

Se você gostou da receita de Pernil de Natal assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pernil.