Receita de Peru de Natal vegano

Receita de Peru de Natal vegano

Olha, esse peru de Natal vegano foi um desafio e tanto! Eu nunca tinha comido nada parecido, mas já tinha visto para vender no mercado por aqui. Confesso que não botei muita fé, mas resolvi testar. Peguei como base um nuggets vegano que faço com tofu e que minha filha adora. Bom, resultado: ficou FANTÁSTICO! Até meu marido que torce o nariz para essas coisas adorou. Claro que não tem gosto de peru, mas o tofu fica super temperadinho e ele vai muito bem para fazer bonito na Festa de Natal de quem é vegano.

Ficou com vontade de saber como fazer peru recheado vegano? Vem comigo aprender a fazer essa receita pra lá de surpreendente! Basta prestar atenção na lista de ingredientes e passo a passo em fotos abaixo e modo de preparo e logo essa receita de peru de Natal vegano deixará você rendido!

4 convidados 6h Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receitas de Natal, No frio
Ingredientes:
Como fazer Peru de Natal vegano:
1

Comece seu peru de Natal vegano triturando o tofu num processador ou liquidificador até ele virar uma pasta.

2

Tempere o tofu com o sal, o alho em pó e a cebola em pó. Coloque a massinha de tofu numa peneira forrada com com tecido voile ou com um pano de prato e dobre o tecido sobre o tofu. Por cima coloque um peso e leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas (eu deixo da noite pro dia).

Dica: É importante colocar um peso sobre o tofu porque ajuda ele a drenar melhor os líquidos e a conseguir um tofu mais firme.

3

Numa panela aqueça o azeite e refogue o salsão junto com os cogumelos, a cenoura e o gengibre. Refogue por uns 5 ou 6 minutos, até estes legumes murcharem.

4

Adicione então as ervas (tomilho e alecrim), o sal, a pimenta e 2 colheres de sopa de tamari. Refogue por mais 3 minutos, até a mistura secar, então adicione o pão triturado. Mexa bem e reserve.

5

Numa vasilha à parte vamos fazer o molho: misture o óleo de gergelim com 2 colheres de sopa de tamari, o suco de limão, o agave, a mostarda e o miso. Reserve.

Dica: O miso é uma pasta muito usada na culinária japonesa, nomeadamente no preparo de sopa miso.

6

Com a ajuda de um papel filme abra a massa de tofu num formato retangular, como na foto. Pincele parte do molho, para temperar.

Dica: Não deixe a camada de tofu muito fina, pois ficará difícil de fechar depois.

7

Com cuidado coloque o recheio no meio da massa de tofu, deixando espaço para fechar, como na foto.

8

Com muita delicadeza feche o papel filme, juntando as partes da massa de tofu que ficaram sem recheio - use o papel filme para te ajudar a moldar tudo no formado de uma cilindro. Deixe então no freezer por 2 horas, para manter a forma desse peru vegano de Natal.

9

Após o tempo indicado pincele o molho sobre seu peru vegano e cubra-o com papel alumínio. Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por 1 hora. Retire o papel alumínio, pincele mais molho por cima e volte ao forno por mais 1 hora.

Dica: Cuidado para o papel não encostar no peru vegano, ou ele vai grudar.

10

Retire seu "peru" de Tofu recheado do forno e deixe-o descansar por 15 minutos. Prontinho! Já pode se gabar do seu super Natal Vegano! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas veganas para o Natal? Veja estas sugestões:

  • Biscoito de Natal vegano
  • Quibe vegano assado
  • Pavê de paçoca vegano

Se você gostou da receita de Peru de Natal vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Soja.