Receita de Petit gâteau

Receita de Petit gâteau

O petit gâteau é, tal como o próprio nome indica, um bolo pequeno. O que torna essa sobremesa tão especial é o fato de ser um bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. É um bolo sofisticado, de origem francesa, e perfeito para surpreender no Dia dos Namorados ou em outra ocasião especial. Aprenda a fazer aqui no TudoReceitas!

6 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
Como fazer Petit gâteau:
1

Para preparar esse petit gâteau fácil comece por reunir os ingredientes. Ligue o forno a 250ºC-300ºC, pois é importante que ele esteja bem quente na hora de assar este bolo.

2

Coloque a manteiga e o chocolate picado numa tigela e leve a derreter no microondas, em potência máxima, por 30 segundos. Após esse tempo retire, mexa, e repita até derreter por completo.

3

O passo seguinte do petit gâteau fácil é bater muito bem o açúcar com os ovos e a gema de ovo, até obter uma mistura bem cremosa e aveludada (aconselhamos que bata com a batedeira elétrica). Adicione o chocolate e manteiga derretidos, e misture bem.

4

Pouco a pouco acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva todos estes ingredientes. Termine adicionando uma pitada de sal, que irá equilibrar os sabores.

5

Unte e enfarinhe generosamente uma forma de muffins ou 6 ramekins, e divida a massa do petit gâteau fácil por eles, sem encher até ao topo.

6

Baixe a temperatura do forno para os 180ºC e asse estes bolinhos de chocolate por 10-12 minutos. Você saberá que estão prontos quando estiverem assados de lado mas no centro ainda se apresentarem moles.

7

Desenforme cuidadosamente o petit gâteau virando a forma ao contrário e, logo em seguida, virando o bolinho com a crosta mole para cima (assim evitará que o recheio saia fora).

Sirva em seguida polvilhado com açúcar de confeiteiro e acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha. O ideal é que o centro esteja cremoso, tal como na fotografia. Bon appétit!

Se você gostou da receita de Petit gâteau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.