Bolos de chocolate

Receita de Petit gâteau

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 24 outubro 2017
Receita de Petit gâteau

O petit gâteau é, tal como o próprio nome indica, um bolo pequeno. O que torna essa sobremesa tão especial é o fato de ser um bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. É um bolo sofisticado, de origem francesa, e perfeito para surpreender no Dia dos Namorados ou em outra ocasião especial. Aprenda a fazer aqui no TudoReceitas!

6 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas de França

Ingredientes para fazer Petit gâteau:

Também lhe pode interessar: Petit gâteau de chocolate fácil

Como fazer Petit gâteau:

1

Para preparar esse petit gâteau fácil comece por reunir os ingredientes. Ligue o forno a 250ºC-300ºC, pois é importante que ele esteja bem quente na hora de assar este bolo.

Receita de Petit gâteau - Passo 1
2

Coloque a manteiga e o chocolate picado numa tigela e leve a derreter no microondas, em potência máxima, por 30 segundos. Após esse tempo retire, mexa, e repita até derreter por completo.

Receita de Petit gâteau - Passo 2
3

O passo seguinte do petit gâteau fácil é bater muito bem o açúcar com os ovos e a gema de ovo, até obter uma mistura bem cremosa e aveludada (aconselhamos que bata com a batedeira elétrica). Adicione o chocolate e manteiga derretidos, e misture bem.

Receita de Petit gâteau - Passo 3
4

Pouco a pouco acrescente a farinha e o fermento peneirados e envolva todos estes ingredientes. Termine adicionando uma pitada de sal, que irá equilibrar os sabores.

Receita de Petit gâteau - Passo 4
5

Unte e enfarinhe generosamente uma forma de muffins ou 6 ramekins, e divida a massa do petit gâteau fácil por eles, sem encher até ao topo.

Receita de Petit gâteau - Passo 5
6

Baixe a temperatura do forno para os 180ºC e asse estes bolinhos de chocolate por 10-12 minutos. Você saberá que estão prontos quando estiverem assados de lado mas no centro ainda se apresentarem moles.

Receita de Petit gâteau - Passo 6
7

Desenforme cuidadosamente o petit gâteau virando a forma ao contrário e, logo em seguida, virando o bolinho com a crosta mole para cima (assim evitará que o recheio saia fora).

Sirva em seguida polvilhado com açúcar de confeiteiro e acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha. O ideal é que o centro esteja cremoso, tal como na fotografia. Bon appétit!

Receita de Petit gâteau - Passo 7

Se você gostou da receita de Petit gâteau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Petit gâteau

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
paty
nunca tinha achado uma receita de petit gateau tão fácil! todo o mundo devia conhecer essa receita, é simplesmente incrível!!!
1 de 8
Receita de Petit gâteau