Receita de Picles de maxixe

Receita de Picles de maxixe

Sabia que o maxixe é um fruto que além de delicioso, possui poder antioxidante e fortalece nosso sistema imunológico? Que tal ter maxixe sempre pronto para ser consumido em saladas, como recheio de sanduíches ou hambúrgueres, substituindo o picles convencional de pepino?

Vamos te ensinar a preparar um picles de maxixe caseiro e delicioso conservado numa salmoura com um leve toque picante, já que nesta receita incluímos o gengibre e a pimenta dedo-de-moça!

Separe os ingredientes desta receita de picles de maxixe e veja como preparar esta delícia aqui no TudoReceitas, com as fotos do passo a passo!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Picles de maxixe:
1

Separe os ingredientes que serão utilizados na execução desta receita de conserva de maxixe.

2

Como limpar maxixe? Lave, higienize e retire os "espinhos" do maxixe, preservando a sua casca. Fatie os maxixes em rodelas ou no sentido do comprimento. Fatie também o alho e a pimenta dedo-de-moça (sem as sementes) e rale o gengibre.

3

Leve ao fogo médio, a água, o vinagre, o sal e o açúcar. Quando iniciar a fervura, reduza o fogo e deixe por mais 5 minutos, até o açúcar dissolver por completo.

Dica: Essa salmoura é muito importante para conservar os picles e precisa cobrir todos os ingredientes no pote.

4

Num pote de vidro esterilizado, acomode as fatias de maxixe, a pimenta, o alho e o gengibre ralado.

5

Acrescente a pimenta do reino em grãos e o alecrim no pote da conserva de maxixe.

Dica: Você poderá substituir a pimentas do reino em grãos por grãos de mostarda, sementes de coentro, cravos da índia ou outras ervas e especiarias que preferir.

6

Despeje o líquido da salmoura ainda quente sobre os ingredientes do pote.

7

Com o auxílio de um hashi japonês ou um palito longo, misture os ingredientes, para retirar as bolhas de ar que tenham se formado dentro do pote, ou dê apenas umas leves batidas no pote.

8

Feche o pote em seguida e deixe-o esfriar para levar à geladeira.

9

Abra o pote de picles preferencialmente apenas 3 dias depois, para deixar os ingredientes curtindo na salmoura durante esse tempo. O picles de maxixe poderá ser armazenado na geladeira por até 15 dias, lembrando que os ingredientes precisam estar cobertos com a salmoura.

10

Esperamos que tenha gostado da receita de picles de maxixe e aproveite para saborear essa delícia a qualquer hora. Bom apetite!

Se você gosta de receitas com maxixe, veja também como fazer:

  • Vinagrete de maxixe
  • Maxixada com creme de leite

Se você gostou da receita de Picles de maxixe, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outros legumes. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.