Receita de Pirão de camarão

Receita de Pirão de camarão
Imagem: pinterest.com

O pirão é um prato brasileiro muito gostoso, preparado com caldo de peixe ou de frutos do mar, engrossado geralmente com farinha de mandioca. É uma ótima sugestão para servir com arroz, como acompanhamento, ou até como prato principal. Confira abaixo o passo a passo do pirão de camarão e experimente!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Picante, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para o caldo:
  • Para o pirão:
Como fazer Pirão de camarão:
1

Para preparar o pirão de camarão comece por descascar os camarões, e reservar as cascas e as cabeças para o preparo do caldo.

Imagem: receitas-culinaria.pt
2

Numa panela em fogo médio com o óleo, frite a cebola e os dentes de alho, junto com as cascas e cabeças do camarão.

Imagem: casalcozinha.com.br
3

Quando a cebola e o alho estiverem dourados e as cabeças rosadas, acrescente o vinho e cozinhe até evaporar. Adicione o alho poró e a água, tempere com sal e pimenta, e cozinhe este caldo do pirão de camarão por 30 minutos.

Imagem: grafe-e-faca.com
4

Após o tempo indicado, desligue o fogo e deixe o caldo esfriar ligeiramente. Bata no liquidificador ou com um mixer e coe.

Imagem: grafe-e-faca.com
5

Numa panela ou frigideira funda com óleo, doure a cebola e o alho respetivos ao pirão de camarão. Acrescente o tomate e cozinhe até murchar.

Imagem: porhojeeso.com
6

Acrescente o camarão com um pouco do caldo e cozinhe até ficar rosado. Adicione o restante caldo, intercalando com a farinha de mandioca, e misture de forma a obter uma mistura mais encorpada ou mais ralinha.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
7

Adicione pimenta dedo de moça a gosto e coentro fresco, misture bem, cozinhe por mais 1 minuto e desligue o fogo. O pirão de camarão está pronto! Sirva quente acompanhado de arroz, e delicie-se!

Imagem: pinterest.com

Se você gostou da receita de Pirão de camarão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Camarão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.