Receita de Pizza de sardinha com fermento de pão

Receita de Pizza de sardinha com fermento de pão

Está com tempo para ficar na cozinha e muita vontade de comer sardinha? Então prepare esta receita de pizza de sardinha com fermento de pão que com certeza vai surpreender todos!

Esta receita de pizza caseira é uma das melhores formas de saborear sardinha numa refeição prática e descontraída. Ao prepararmos a massa de pizza com fermento de pão conseguimos que ela fique mais crescida e fofinha, perfeita para quem ama pizza de massa de pão!

No Rio Grande do Sul existe uma pizza de sardinha conhecida como pizza de aniversário ou torta de sardinha, que era presença assídua em festas de aniversário nas décadas de 80 e 90, porém a opção que apresentamos aqui no TudoReceitas é um pouco diferente e garantimos que você também vai gostar!

Se você ficou com vontade de provar, confira abaixo o passo a passo em fotos de como fazer pizza de sardinha com fermento biológico e experimente logo.

4 convidados 2h 30m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Massa de pizza:
  • Cobertura:
Como fazer Pizza de sardinha com fermento de pão:
1

Prepare sua pizza de sardinha começando por dissolver o fermento e o açúcar na água morna. Reserve por uns 5 minutos ou até observar que o fermento está ativo (ele formará uma espuminha na superfície da água).

Dica: O fermento biológico seco também é chamado de fermento granulado instantâneo para pão.

2

Numa tigela grande misture a farinha com o sal e abra um buraquinho ao centro. Coloque aí o preparado anterior de fermento, açúcar e água e adicione também o azeite. Misture tudo muito bem, em movimentos circulares, do centro para fora.

Dica: Se preferir, poderá preparar esta massa de pizza na batedeira ou na máquina de pão.

3

Após misturar os ingredientes líquidos na farinha, amasse e sove sua massa de pizza, de preferência numa superfície enfarinhada, até que fique lisinha e sem desgrudar das mãos (poderá levar até 15 minutos para conseguir esse ponto).

4

Modele a massa em forma de bola e coloque numa tigela untada com azeite. Cubra com um pano ou com plástico filme e reserve fora da geladeira por 1-2 horas ou até crescer e dobrar o volume.

Dica: Poderá colocar a massa dentro do forno previamente preaquecido, somente até ficar morno, e desligado. Essa temperatura morna favorecerá o crescimento da massa.

5

Depois desse tempo preaqueça o forno nos 200ºC. Pegue a massa e amasse levemente numa bancada enfarinhada, somente para retirar o gás da fermentação. Depois abra-a com um rolo, conferindo-lhe um formato de disco, e modele as beiradas com os dedos, de modo a que fiquem mais altas.

Dica: Se quiser, divida a massa em duas metades iguais, para preparar duas pizzas médias.

6

Espalhe o molho de tomate na pizza e disponha a cebola fatiada, as sardinhas com a pele virada para cima e as azeitonas. Polvilhe oréganos e leve para assar no forno alto (200ºC) por 15-20 minutos ou até as beiradas da massa ficarem douradinhas.

Dica: Se preferir, poderá substituir a sardinha espalmada por sardinha em conserva da sua preferência. Nesse caso, prefira as sardinhas temperadas ou com molho de tomate.

7

Está pronta sua deliciosa pizza de sardinha com fermento de pão! Faça na sua casa e diga nos comentários o que você achou.

Se você estava procurando a receita de pizza de aniversário de sardinha, confira esta receita de torta de sardinha passo a passo. Veja também como fazer sardinha ao alho e óleo ou sardinha na panela de pressão para usar nesta receita!

Se você gostou da receita de Pizza de sardinha com fermento de pão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pizza. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.