Receita de Polenta brustolada com queijo

Receita de Polenta brustolada com queijo

A polenta brustolada é um prato muito usual no Sul do Brasil, uma herança dos imigrantes italianos! Trata-se da polenta preparada na chapa de ferro ou diretamente na chapa do fogão a lenha. A receita de polenta brustolada é uma boa opção para aproveitar as sobras de polenta mole, que normalmente no dia seguinte ficam mais firmes.

Come-se no café da manhã, mas facilmente você encontrará polenta brustolada em qualquer cantina ou galeteria por aqui, no Sul! Existem muitas formas de saborear a polenta brustolada: apenas brustolada, ou seja, tostada na chapa, ou, depois de brustolar (que significa 'dourar' ou 'queimar levemente'), pode servir coberta com molho, legumes, parmesão e aquilo que sua criatividade mandar!

Eu hoje irei preparar uma receita de polenta brustolada com queijo colonial prática, rápida e que fica incrível! No caso, farei a polenta brustolada na frigideira, para mostrar que é possível fazer em outros utensílios que não só na chapa de ferro. Vamos lá?

4 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem glúten, Na frigideira, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Polenta brustolada com queijo:
1

Prepare uma polenta firme com os flocos e a água: junte os dois ingredientes na panela, tempere com o sal e leve ao fogo até que a polenta engrosse e os flocos estejam macios. Coloque a polenta em um recipiente para esfriar e deixe firmar.

2

Depois que a polenta estiver bem firme, desenforme do recipiente e corte em fatias.

3

Em uma frigideira bem quente ou chapa de ferro também bem quente, toste as fatias de polenta até que estejam levemente coradas e com uma casquinha. Faça isso dos dois lados.

4

Quando virar novamente, acrescente fatias de queijo em cada pedaço de polenta e tampe ou abafe por alguns minutos, para o queijo derreter levemente. Sirva imediatamente com o queijo ainda derretido!

5

A polenta brustolada com queijo é um excelente petisco ou opção de entradinha, podendo ser servida no café da manhã também. Experimente e diga nos comentários o que você achou desta receita popular dos estados do Sul!

Se você gostou da receita de Polenta brustolada com queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polenta. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

O que comer com polenta brustolada? Outras sugestões:

Como vimos acima, a polenta brustolada pode ser uma excelente receita de aproveitamento de sobras de polenta. Ela combina muito com queijo, porém existem muitas outras opções de ingredientes e preparos que vão bem com polenta brustolada.

Agora que você sabe o que é polenta brustolada e como fazer polenta brustolada, confira nossas sugestões de o que comer com polenta brustolada à moda do Sul:

  • Gostinho de pizza: depois de cortar a polenta, espalhe um pouco de molho rústico de tomate assado ou tomate picadinho, tempere com orégano fresco ou tomilho, polvilhe queijo ralado e leve para gratinar no forno ou simplesmente esquente na frigideira;
  • Delícia vegetariana: sobre as fatias de polenta disponha legumes salteados ou grelhados, que poderá intercalar com molho de tomate, polvilhe parmesão e sirva assim ou leve ao forno para gratinar no forno;
  • Calabresa e espinafre: frite algumas rodelas de linguiça calabresa até dourarem levemente e, à parte, prepare um espinafre refogado com alho. Coloque a calabresa sobre a polenta brustolada, cubra com o espinafre e finalize com um fio de azeite de oliva;
  • Com cebola: prepare uma cebola refogada ou cebola caramelizada e sirva com a polenta brustolada simples assim ou com queijo ralado.