Receita de Polenta mole

Receita de Polenta mole
Imagem: anc-us.com

Apesar de ser um acompanhamento popular no Brasil, nem todo o brasileiro sabe como fazer polenta. Na verdade é bem simples, basta prestar atenção à consistência da polenta para garantir que ela não passa do ponto. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer uma deliciosa polenta mole para servir com várias receitas: carne moída, frango, rabada, camarão e mais! Você precisa apenas de farinha de milho do tipo fubá, água ou caldo, azeite e sal, depois é só preparar esses ingredientes de acordo com o passo a passo em fotos que mostramos abaixo. Vamos para a cozinha fazer esta polenta fácil e rápida?

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Coloque a água ou caldo numa panela e, quando ferver, junte a farinha de milho em chuva enquanto mexe (para não empelotar).

Dica: Se você preferir pode adicionar um sachê ou tablete de tempero à água ou caldo.

2

Adicione também o sal e o azeite ou manteiga, misture e baixe o fogo. Mexa por 20-25 minutos ou até desaparecer toda a água e a polenta engrossar ao seu gosto.

3

A polenta está mole o suficiente? Se não, adicione um pouco mais de água ou caldo, misture e espere ferver. Pode servir em seguida e se deliciar com sua polenta mole!

Agora que você sabe como fazer polenta caseira, confira estas receitas de polenta que certamente lhe irão agradar:

  • Polenta frita;
  • Bolinho de polenta recheado com queijo;
  • Polenta com carne moída.
Imagem: anc-us.com

Se você gostou da receita de Polenta mole, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Polenta.

Qual o melhor fubá para fazer polenta?

Toda a receita de polenta é preparada com farinha de milho, no entanto encontramos várias opções no mercado, cada uma com um uso específico.

Para fazer polenta você precisa de farinha de milho do tipo fubá, ou o resultado será bem diferente do pretendido. Mas qual o melhor fubá para fazer polenta? Aqui no TudoReceitas não temos preferência por marcas, mas indicamos para você algumas dicas importantes na hora de escolher o melhor fubá para polenta:

  • Se você estiver preparando polenta pela primeira vez, prefira usar fubá mimoso pois ele é o mais fino dos fubás e tem mais chance de dar certo no preparo da polenta;
  • Algumas pessoas também usam farinha de milho em flocos (flocão) no momento de preparar polenta. Dá certo do mesmo jeito, a diferença é que a polenta fica com textura mais granulada, não tão suave quanto a polenta preparada com fubá mimoso;
  • Se você usar fubá italiano (sêmola de milho), que tem os grânulos um pouco mais grossos que o fubá tradicional brasileiro, você conseguirá uma polenta italiana com mais liga e mais cremosa;
  • O fubá pré-cozido (sêmola pré-cozida) cozinha mais rápido, por isso adianta bastante o preparo da polenta, porém o sabor não é tão gostoso, não aconselhamos.

Agora que você sabe qual a melhor farinha para fazer polenta, confira nossas receitas de polenta e capriche na cozinha com preparações deliciosas!