Receita de Polpetone à parmegiana no forno

Receita de Polpetone à parmegiana no forno

O polpetone é um prato típico da Itália, que consiste num bolo de carne bovina e suína com temperos e farelos de pão ou farinha de trigo. Sua origem vem do reaproveitamento de sobras de carnes e outros ingredientes, por isso os polpetones são geralmente recheados com queijos, como a muçarela.

Nunca preparou polpetone antes? Com essa receita de polpetone à parmegiana no forno você verá que é muito simples! Aqui optamos por utilizar somente a carne moída bovina, devido à maior facilidade de encontrar esse ingrediente. A combinação da carne com a muçarela e o molho de tomate é o casamento perfeito, resultando num bolo de carne tão saboroso que agrada a toda a família!

Siga acompanhando a lista de ingredientes e o passo a passo em fotos do polpetone de forno aqui no TudoReceitas e vamos para a cozinha!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas
Ingredientes:
Como fazer Polpetone à parmegiana no forno:
1

Para fazer seu polpetone caseiro comece por temperar a carne: em uma vasilha coloque a carne com a cebola, o alho, a salsinha e o sal. Misture bem.

Dica: pré-aqueça o forno nos 180-200ºC neste momento.

2

Umedeça os pães no leite e acrescente à carne juntamente com o ovo (clara e gema). Misture bem com as mãos, até conseguir uma mistura consistente e com todos estes ingredientes bem misturados.

Dica: se preferir, pode substituir as fatias de pão de forma por pão amanhecido.

3

Separe uma parte da carne, faça uma bola e dê uma leve amassada. Faça uma abertura na carne, coloque um pouco da muçarela no centro e feche, modelando a carne em forma de bolinho.

Dica: pode usar muçarela ralada ou cortada em cubinhos.

4

Repita o processo com toda a carne. O tamanho dos seus polpetones recheados pode ser maior ou mais pequeno mas, para que cozinhem de modo igual, deverão ser todos do mesmo tamanho.

5

Transfira os polpetones para uma assadeira, regue com molho de tomate e cubra com o restante do queijo.

  • Para garantir o máximo de sabor sem aditivos nem conservantes, prefira preparar seu próprio molho de tomate caseiro.
6

Leve seu polpetone de assadeira para assar no forno a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até dourar.

7

Depois desse tempo retire seus polpetones do forno. Deixe repousar por 2-3 minutos e confira o ponto da carne, ou seja, corte um dos polpetones ao meio para conferir se estão assados no interior.

8

O polpetone de carne à parmegiana pode ser servido com massa tipo penne, ou outra da sua preferência, e mais molho de tomate, como sugerido na imagem. Experimente e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Veja mais receitas de carne moída práticas e saborosas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

  • Arroz de barranco com carne moída
  • Sopa de legumes com carne moída
  • Repolho recheado com carne moída e arroz

Se você gostou da receita de Polpetone à parmegiana no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne moída. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.