Receita de Pretzel salgado

Receita de Pretzel salgado

O pretzel, também chamado de bretzel, é um pão alemão bem antigo que se popularizou também na Áustria, Suíça, França e outros países europeus. Existe a versão doce e a versão salgada, para acompanhar no café da manhã ou rechear. Aqui no TudoReceitas compartilho com você a receita de pretzel salgado, servido tradicionalmente nas festividades celtas no início da primavera como homenagem ao signo Áries, já que seu formato simula os chifres deste signo. Confira abaixo todos os detalhes e prepare em sua casa!

5 convidados 2h 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno, Receitas da Alemanha
Ingredientes:
  • Para o fermento natural:
  • Para a massa do pretzel:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

O pretzel é um pão, por isso recomendo que prepare um fermento natural para conseguir uma massa bem macia e gostosa! Para isso dissolva o fermento na água e misture com a farinha. Cubra com um pano e deixe fermentar em um local morno durante 1 hora.

2

Após o tempo indicado peneire a farinha da massa para uma tigela e acrescente a água morna, o fermento biológico fresco, o açúcar e uma pitada de sal. Misture tudo muito bem com uma colher ou com as mãos.

3

Acrescente o fermento natural preparado no primeiro passo e também o óleo de girassol. Misture muito bem e sove essa massa de pretzel até que fique lisa e desgrudando das mãos.

4

Modele a massa do pretzel salgado em forma de bola e coloque em uma tigela. Cubra com um pano prato umedecido e deixe repousar por 15 minutos em um local morno.

5

Após o tempo indicado chega o momento de modelar o pretzel! Separe a massa em 5 pedaços iguais e estique cada um deles em forma de charuto fino, até que fiquem com cerca de 40cm de comprimento. Depois cruze as pontas da massa e dobre como na fotografia. Coloque os pretzels em um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga.

6

Ligue o forno a 200ºC e coloque no interior um outro tabuleiro com água, para que o pretzel asse com alguma umidade, mantendo-se macio. Pincele o pretzel com ovo batido, polvilhe um pouco de sal grosso e leve ao forno durante 15 minutos ou até dourar.

7

Seu pretzel salgado está pronto! Sirva morno ou frio e recomendamos que consuma no próprio dia, já que no dia seguinte poderá estar duro. Saboreie simples assim ou com recheio ao seu gosto, acompanhado de café ou chá. Não deixe de provar também o pretzel doce assado e dizer o que achou. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pretzel salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas alemãs.