Receita de Profiteroles de creme e chocolate

Receita de Profiteroles de creme e chocolate

Os profiteroles são pequenas bolinhas de massa choux (mais conhecida como massa de bomba), e sem dúvida uma das mais versáteis sobremesas francesas, já que você pode rechear com aquilo que mais gosta, como chantilly, creme de leite, caramelo e muito mais. Descubra no TudoReceitas.com o segredo para fazer profiteroles caseiros, com recheio cremoso e cobertura de chocolate. Confira abaixo o passo a passo destes deliciosos profiteroles de creme e chocolate, uma sobremesa elegante e irresistível!

12 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de França
Ingredientes:
  • Massa de choux:
  • Creme de chantilly:
  • Cobertura de Chocolate:
Como fazer Profiteroles de creme e chocolate:
1

Antes começar a fazer os profiteroles com creme, o primeiro passo é juntar todos os ingredientes. Para melhores resultados, o creme de leite para o recheio de chantilly deve estar gelado.

2

Para preparar a massa choux, numa panela adicione o leite, o açúcar e a manteiga. Cozinhe em lume baixo para derreter a manteiga e dissolver o açúcar completamente.

3

Retire a panela do fogo e adicione a farinha de uma vez só (previamente peneirada), misture muito bem para incorporar. Em seguida, leve a panela ao fogo muito baixo e cozinhe até a massa começar a desgrudar da panela.

4

Finalmente, desligue o fogo e deixe esfriar a massa. Quando estiver morna ou fria, adicione os ovos um a um, até obter o ponto em que, ao levantar a colher ou batedor com massa, esta cai sem quebrar. Para isso, a massa não deve ficar nem muito mole e nem muito firme.

Dica: Prefira fazer este passo na batedeira elétrica ou planetária.

5

Coloque a massa choux num saco de confeitar com bico pitanga e, num tapete de silicone ou tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, faça pequenos montinhos como os da fotografia. Asse por 20 minutos a 180°C e quando, tirar do forno, deixe esfriar antes de rechear.

Dica: Não abra o forno nos primeiros 15 minutos, para que a massa não murche.

6

Para fazer o creme chantilly, bata o creme de leite com a essência de baunilha e o açúcar de confeiteiro, até obter um creme consistente que forma picos.

7

Para a cobertura de chocolate, numa tigela adicione o chocolate e o creme de leite, leve ao microondas por 30 segundos, retire e misture até derreter o chocolate. Se o chocolate não derreter por completo, repita por mais 30 segundos.

8

Finalmente abra os profiteroles ao meio, adicione o creme chantilly, feche e cubra com a cobertura de chocolate. Desfrute destes deliciosos profiteroles de creme e chocolate acompanhados de, por exemplo, batida de melancia, e bom proveito!

Se você gostou desta sobremesa com chocolate, e tem comentários ou dúvidas, deixe abaixo seu comentário.

Se você gostou da receita de Profiteroles de creme e chocolate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.