Receita de Pudim de arroz doce

Receita de Pudim de arroz doce

O arroz doce é um clássico da gastronomia mundial! Em Espanha é conhecido como 'arroz con leche', na Índia é uma sobremesa tradicional dos casamentos hindus, na Tailândia é preparado com pouquíssimo açúcar, leva coco e é servido com fatias de manga, entre tantos outros exemplos.

Neste caso pegamos na receita de arroz doce tradicional e preparamos uma sobremesa diferente com ela: um delicioso bolo-pudim de arroz doce caramelado sem forno! Esta sugestão combina o sabor do arroz doce com a consistência do pudim e fica uma delícia para servir morno ou geladinho.

Quer saber como fazer pudim de arroz doce? Continue aqui no TudoReceitas e confira todo o preparo passo a passo em fotos bem abaixo!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Banho-maria
Ingredientes:
  • Para o arroz doce:
  • Para o pudim:
  • para o caramelo:
Como fazer Pudim de arroz doce:
1

Primeiramente cozinhe o arroz do jeito habitual. Aconselhamos usar 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água e desligar o fogo quando o arroz estiver al dente, ou seja, ainda ligeiramente cru.

2

Adicione 1 xícara de leite no arroz, o açúcar, a canela e algumas especiarias a gosto. Leve ao fogo baixo e fique mexendo até o arroz absorver o leite e ficar cremoso.

Dica: Neste caso usei 1 estrela de anis, 2 pimentas da Jamaica, cravo moído e canela moída.

3

Adicione mais 1 xícara de leite e fique mexendo até o arroz absorver. Repita com o restante leite, mexendo sempre para evitar que o arroz grude no fundo. Você saberá que o arroz doce está pronto quando estiver bem suave, cremoso e borbulhando. Retire do fogo, retire também as especiarias e deixe esfriar.

Dica: Se você quiser pode substituir o leite comum por leite de coco.

4

Continue preparando esta receita de pudim de arroz doce: coloque todos os ingredientes do pudim no liquidificador (os ovos, o leite condensado, o leite comum e a baunilha) e bata até misturar muito bem. Depois adicione o arroz doce já morno ou frio e bata até misturar muito bem e conseguir um creme lisinho.

5

Prepare também o caramelo derretendo o açúcar e a água numa panela. Pode colocar para derreter diretamente na forma de pudim, desde que esteja usando uma forma de alumínio, como essa da foto. Deixe no fogo médio, agitando a panela de vez em quando, para o açúcar derreter sem queimar nem cristalizar.

6

Coloque a mistura do pudim de arroz nessa panela caramelada e encaixe-a dentro de uma panela maior e com água dentro. Cubra com papel alumínio e deixe cozinhar em banho-maria no fogão durante 1 hora.

Dica: Lembre que a água não deve entrar em contato com o pudim, caso contrário ele não ficará firme.

7

Depois do pudim passar no teste do palito, retire-o do fogo e deixe esfriar completamente. Depois reserve na geladeira por 2 horas ou, de preferência, de um dia para o outro. Delicie-se com este incrível pudim de arroz fácil e gelado que com certeza vai agradar a todos aí em casa! Bom apetite.

Procurando mais receitas de pudim? Veja estas sugestões:

  • Pudim de pão caseiro
  • Pudim gelado de leite condensado
  • Pudim gelado de leite Ninho

Dica: Para desenformar mais facilmente deixe o pudim em temperatura ambiente por 15-30 minutos e pode desenformar e servir.

Se você gostou da receita de Pudim de arroz doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.