Receita de Pudim de chia com iogurte

Receita de Pudim de chia com iogurte

Quer uma sobremesa, lanche ou sugestão de café da manhã fácil de preparar, saudável e gostoso? Então acompanhe nossa sugestão de pudim de chia com iogurte!

As sementes de chia são consideradas superalimentos graças à complexidade de nutrientes que contêm e a seus diversos benefícios para saúde, como melhora do trânsito intestinal e do colesterol e redução do apetite. A chia é rica em fibras, vitaminas e minerais, inclusive o ômega-3. Quando deixadas em repouso, mergulhadas em um alimento líquido ou cremoso, as sementes formam uma espécie de geleia, ótima para acrescentar mais cremosidade às receitas!

O pudim de chia é uma das receitas com chia mais simples que podemos preparar. É uma sobremesa saudável, muito fácil de preparar e pode ser feita com antecedência. Neste caso trago para vocês uma receita de pudim de chia com iogurte que pode servir como base de outros preparos e ganha ainda mais sabor se consumida juntamente com frutas ou geléias. Siga acompanhando a lista de ingredientes e o modo de preparo aqui no TudoReceitas!

1 convidado 30m Café da manhã Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Sem cocção
Ingredientes:
Como fazer Pudim de chia com iogurte:
1

Coloque o iogurte em um filtro de café ou pano de algodão limpo e seco e acomode sobre uma peneira. Deixe na geladeira por, pelo menos, 1 hora para escorrer o excesso de soro e assim obter um iogurte mais consistente.

  • Veja também como fazer pudim de chia fit com leite de coco ou de amêndoas.

Dica: reserve o soro para outras receitas, como bolos e vitaminas.

2

Após, misture a chia no iogurte drenado e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos (pode deixar durante a noite e terminar o preparo na manhã seguinte). Esse tempo é necessário para que a chia fique hidratada e, com isso, mais fácil de digerir pelo nosso organismo.

3

Depois desse tempo você pode observar que as sementes de chia expandiram, adquirindo uma consistência gelatinosa (fibra solúvel), que deixa o iogurte mais consistente, tipo pudim!

4

Sirva seu pudim de chia fit a seguir, puro ou acrescentando frutas frescas da sua preferência ou geléia de frutas como, por exemplo, geleia de frutas vermelhas caseira sem açúcar. Esta é uma excelente opção para lanche ou café da manhã saudável! Veja mais receitas práticas e saudáveis nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora.

Se você gostou da receita de Pudim de chia com iogurte, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Quais os benefícios do pudim de chia?

Como viu, o pudim de chia é de preparo fácil, simples e rápido! Usando apenas 2 ingredientes como base, teremos uma sobremesa muito nutritiva e saudável para consumir em qualquer momento do dia, acrescentando outros ingredientes da nossa preferência. Mas os benefícios do pudim de chia não ficam apenas por aqui! Eles estão sobretudo relacionados com os benefícios das sementes de chia (Salvia hispanica L.):

  • Ricas em fibra (aproximadamente 35 g por cada 100 g), antioxidantes, cálcio, fósforo e magnésio;
  • Contêm cerca de 20% de proteína vegetal na sua composição;
  • São naturalmente isentas de colesterol, sem glúten e sem lactose;
  • Fonte de ácidos gordos essenciais (omega-3 e omega-6);
  • Ajudam na prevenção de várias doenças cardiovasculares e diabetes;
  • Reforçam o sistema imunológico e digestivo.

Se você procura usufruir dos benefícios da chia, prepare também estas receitas com chia:

  • Água de chia
  • Pão de beijo (pão de queijo vegano)
  • Suco de abacaxi e sementes de chia para emagrecer