Receita de Pudim de leite condensado em banho maria

Receita de Pudim de leite condensado em banho maria

Se há uma sobremesa que se destaca das demais por ser popular em quase toda a gastronomia do mundo, é o pudim. Este doce é normalmente preparado com ovo e assado no forno, no entanto, hoje em dia existem muitas maneiras de preparar pudim sem alterar seu sabor e sua consistência.

Para demonstrar isso, aqui no TudoReceitas compartilhamos com você esta receita de pudim de leite condensado em banho maria no fogão, ou seja, um pudim que é cozido em fogo brando, introduzindo a forma dentro de uma panela maior, e que também pode ser feito na panela de pressão em apenas 15 minutos.

Você verá que este pudim é tão bom quanto o típico pudim de leite condensado feito no forno, porém é uma opção mais prática para quem não pode ou não quer usar o forno. Continue lendo e descubra o passo a passo em fotos de como fazer pudim de leite condensado sem forno!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Banho-maria
Ingredientes:
Como fazer Pudim de leite condensado em banho maria:
1

Para preparar o caramelo do pudim comece por levar o açúcar ao fogo médio. Deixe derreter, sem mexer, até ficar escurinho e espesso, como na foto.

Dica: Se quiser um caramelo menos espesso adicione 1-2 colheres de sopa de água para derreter junto com o açúcar.

2

Espalhe esse caramelo no fundo e nas laterais de uma forma de pudim e reserve na geladeira.

Dica: Recomendamos usar uma forma de 20 cm com furo no meio.

3

Para preparar o pudim de leite condensado fácil bata no liquidificador ou numa tigela os ovos, o leite condensado e o leite comum.

4

Adicione uma colher de sopa de essência de baunilha e misture, esse ingrediente vai conferir mais sabor no nosso pudim caseiro.

5

Passe essa mistura de pudim por uma peneira, para filtrar os pedaços de ovo e conseguir um pudim com uma textura mais macia!

6

Retire a forma caramelada da geladeira e coloque nela a massa do pudim de leite condensado caseiro.

7

Se a sua forma de pudim tem uma tampa, coloque-a. Se não tiver, cubra a forma com folha de alumínio, deixando livre o buraquinho no centro, e assim evitará que pudim queime antes de ficar pronto no meio. Encaixe a forma com o pudim dentro de uma panela ligeiramente maior e acrescente água dentro dessa panela até emergir cerca de um terço da forma, o que corresponderá a cerca de 3 cm.

8

Cubra a panela com sua tampa e coloque para cozinhar no fogo alto até a água começar a ferver. Em seguida, baixe o fogo para médio-baixo e deixe por 30-40 minutos. Após esse tempo, pique o pudim com um palito para conferir se está pronto ou se precisa deixar cozinhar por mais alguns minutos.

Dica: Se preferir cozinhar o pudim na panela de pressão, o tempo total será de 15-20 minutos.

9

Desligue o fogo quando o pudim estiver consistente. Você pode deixá-lo esfriar dentro da panela ou pode tirar a forma de dentro da panela e deixar esfriar assim completamente. Depois reserve o pudim na geladeira, dentro da forma ou já desenformado.

Dica: Este pudim de leite condensado cozido em banho maria fica ainda melhor de um dia para o outro. Por isso, depois de pronto, reserve-o na geladeira durante toda a noite.

10

Como você pode ver, esta receita de pudim de leite condensado em banho maria é fácil de fazer e resulta numa sobremesa incrível e pode ser ainda mais rápida se você preparar na panela de pressão. Por isso não hesite em preparar e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de sobremesa em banho maria? Veja como fazer:

  • Mousse de doce de leite aerado
  • Pudim de arroz doce
  • Sobremesa de goiaba com leite condensado

Se você gostou da receita de Pudim de leite condensado em banho maria, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.