Receita de Pudim de pão amanhecido

Receita de Pudim de pão amanhecido

O pudim de pão é uma sobremesa tradicional que fazia parte dos caderninhos de receitas de nossas vovós. Era um jeito muito gostoso de aproveitar pão duro ou amanhecido, quando sobrava, e conseguir uma sobremesa com poucos ingredientes e que agrada a todo o mundo!

Nesta receita de pudim de pão amanhecido o gosto predominante é de caramelo e a textura é de um pudim consistente, faz até lembrar um bolo cremoso. Pode preparar este pudim caseiro com qualquer pão duro que tenha em casa, mesmo sendo pão integral! Continue aqui no TudoReceitas para conferir todos os detalhes do preparo e passo a passo em fotos.

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Pudim de pão amanhecido:
1

Corte o pão duro em fatias e coloque de molho no leite morno por 30 minutos - o pão deve ficar completamente embebido no leite, para que fique mais macio ao fim desse tempo. Enquanto isso preaqueça o forno a 180°C, coloque água numa assadeira (cerca de dois dedos de água) e coloque no forno, para esquentar essa água e assim assar o pudim em banho-maria.

2

Despeje o açúcar numa panela, adicione um pouco de água e leve ao fogo para formar o caramelo. Não mexa o açúcar durante esse tempo, para evitar que ele cristalize, apenas deixe derreter e escurecer até virar uma calda dourada.

Dica: A quantidade de água depende da consistência que você quiser seu caramelo. Coloque 1-2 colheres de sopa de água para um caramelo espesso ou mais quantidade para um caramelo mais ralo.

3

Quando o açúcar virar uma calda espessa e dourada, coloque-a numa forma para pudim pequena ou forma para pão de aproximadamente 15 x 2 (1,5 litros). Espalhe o caramelo na forma simplesmente girando a forma ou usando um pincel de cozinha. Reserve.

Dica: Não deixe o caramelo escurecer muito ou ele ficará com gosto amargo.

4

Em seguida bata o pão com o seu leite e o leite condensando no liquidificador ou com o mixer de mão até obter uma espécie de mingau.

5

Acrescente os ovos e a essência de baunilha nessa massa para pudim de pão e bata por mais 1-2 minutos - não precisa bater muito, apenas o suficiente para misturar, evitando que se formem bolhinhas de ar.

Dica: Se quiser pode substituir a essência de baunilha por raspas de limão ou de laranja.

6

Despeje essa mistura na forma de pão caramelada e cubra com papel alumínio.

7

Acomode essa forma dentro da assadeira que tem a água e deixe assar durante 50 minutos no forno a 180ºC.

8

Retire o pudim do forno e deixe esfriar completamente. Depois reserve na geladeira por, pelo menos, 4 horas (sem retirar a folha de alumínio, para que não seque). Depois é só desenformar com a ajuda de uma faca e se deliciar com esta sobremesa de pão econômica e muito gostosa. Bom apetite!

Procurando mais receitas para aproveitar pão? Veja como fazer:

  • Pudim de pão com abacaxi
  • Almôndegas com pão amanhecido
  • Como amolecer pão duro

Se você gostou da receita de Pudim de pão amanhecido, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.