Receita de Pudim de requeijão caseiro

Receita de Pudim de requeijão caseiro

Esta deliciosa receita de pudim de requeijão caseiro se reduz a quatro passos: misturar todos os ingredientes, preparar o caramelo, cozinhar em banho de maria a mistura, desenformar e...degustar! É tão simples a confecção desta sobremesa com requeijão que nem precisa de forno! Esta receita tem outra qualidade que a torna irresistível, é um pudim de queijo. Imagina a textura cremosa desta delicia?! Pelo seu sabor semi doce é ideal para acompanhar sobremesas mais doces, equilibrando o sabor. Por esta razão, pode substituir o caramelo por outra calda que goste mais. Uma sugestão, é calda de maracujá. Esta mistura é explosiva pela sua frescura e a consistência é ideal para o pudim de queijo sem forno. Os pudins e os queijos vivem no imaginário gastronômico de muitos, passando de geração em geração, criando cada vez mais adeptos. As versões de pudim são infinitas: pudim de chocolate, pudim de coco, pudim de castanhas, entre muitas outras. Por esta razão, experimente e siga todo o passo a passo do TudoReceitas.

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria
Ingredientes:
  • Para o pudim de requeijão:
  • Para o caramelo:
Como fazer Pudim de requeijão caseiro:
1

Prepare a sua mesa de trabalho com os utensílios necessários para a preparação de esta receita de pudim de requeijão caseiro. É recomendável ter um medidor para facilitar o trabalho. Desfaça o requeijão, separe as três gemas de ovo e separe as proporções dos restantes ingredientes. Uma vez tudo pronto, comece a preparação desta sobremesa.

2

Utilize um recipiente para misturar todos os ingredientes para este pudim de requeijão. É muito importante que todos os ingredientes se integrem muito bem, até obter uma textura homogênea e fina. Reserve a mistura na geladeira durante 30 minutos.

Para alcançar a consistência perfeita, pode utilizar um fouet ou uma batedeira eléctrica. No caso de não ter qualquer um destes utensílios, pode fazer como eu: para esta receita utilizei um recipiente tipo coqueteleira para misturar os ingredientes. É um pouco mais incômodo porque tem que misturar por partes para evitar desperdícios, no entanto o resultado é genial. Também pode usar uma garrafa com tampa.

Dica: Se não conseguir leite evaporado, pode você mesmo preparar. Só precisa de um litro de leite e levar ao fogo até reduzir. O processo com leite líquido e leite em pó tem pequenas variantes.

3

Utilize uma forma ou uma panela para o banho maria. Se utilizar uma panela para esta missão, não deve de ter asas. Coloque o açúcar para o caramelo na forma ou na panela. Coloque água, somente que umedeça o açúcar e não o deixe submerso. Cozinhe sem descuidar até que o açúcar tenha um tom dourado.

Use um pano ou luvas de cozinha para manipular a forma e deixar que o caramelo se estenda por toda a forma. Se desejar, também pode deixar o caramelo só no fundo da forma. Proceda com muito cuidado, pois, as queimaduras de caramelo são muito dolorosas. Nada do outro mundo, mas tenha cuidado.

Dica: Outra alternativa para realizar este processo, consiste em preparar o caramelo e uma panela e verter o caramelo para a forma. Também pode esperar e colocar o caramelo na hora de servir.

4

É o momento de cozinhar o pudim em banho maria. Em uma panela maior que a forma, verta água suficiente, até cobrir 3/4 partes da forma. Feche a forma com a tampa. No caso de utilizar uma forma ou uma panela que não tenha tampa, cubra com papel alumínio.

Cozinhe o pudim durante uma hora ou até que o pudim de queijo esteja cozido. Utilize um palito para comprovar se está pronto. Se o palito sair limpo, pode retirar o pudim do fogo.

Uma vez pronto o seu pudim sem forno, retire do fogo a forma que contêm o pudim e deixe repousar à temperatura ambiente até que esfrie. Logo, leve à geladeira e deixe por quatro horas ou se possível até ao dia seguinte.

Dica: É muito importante que durante o banho maria, a água jamais toque na mistura.

5

Último passo... Desenformar o pudim de requeijão caseiro! O processo se reduz a colocar um prato em cima da forma e logo virar. Antes, pode mover um pouco o pudim na forma de um alado para o outro para que se solte um pouco. Se o seu pudim estiver pegado, pegue em uma faca e com cuidado, passe em volta da forma. Sirva o seu pudim e delicie-se com esta maravilha.

Procura outras receitas de sobremesas? Acesse à categoria de sobremesas do TudoReceitas ou confira as minhas sugestões:

  • Pavê alemão
  • Mousse de avelã

Gostou desta receita? Então, avalie, comente e suba a foto do seu resultado. Bom apetite!

Se você gostou da receita de Pudim de requeijão caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.