Receita de Pudim de semolina com vinho

Receita de Pudim de semolina com vinho

Nesta receita quero dar a conhecer a você uma sobremesa muito popular no Chile: o pudim de semolina, também conhecido como pudim de sêmola de milho. No Brasil também preparamos esse doce, porém no Chile é habitual servi-lo no inverno, morno e com molho de vinho tinto, de forma a combater o frio. Ficou curioso? Confira abaixo os ingredientes e passo a passo dessa receita de pudim de semolina com vinho que compartilho com você aqui no TudoReceitas.com!

5 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Chile
Ingredientes:
Como fazer Pudim de semolina com vinho:
1

O primeiro passo é reunir os ingredientes desta sobremesa chilena.

2

Leve ao fogo uma panela funda com leite integral, o açúcar e a baunilha essência. Quando ferver, adicione a sêmola em forma de chuva (como na imagem), enquanto mexe. Assim evitará que se formem grumos.

3

Fique mexendo com a ajuda de um batedor de mão durante mais alguns minutos, para dissolver bem a sêmola.

4

Quando a mistura estiver espessa, adicione a canela, misture e desligue o fogo.

5

Distribua a massa do pudim de sêmola por forminhas individuais previamente untadas com óleo. Cubra com plástico filme, para evitar que se forme uma nata, e deixe esfriar.

Dica: Se preferir também pode colocar em uma forma de pudim.

6

À parte prepare o molho de vinho tinto para sobremesa: leve o vinho ao fogo médio junto com um pouco de açúcar e canela em pó. Deixe cozinhar até que reduza e fique espesso, como uma calda.

Dica: A quantidade de açúcar é a gosto, já que o vinho tinto já é doce.

7

Finalmente desenforme o pudim e sirva com o vinho ainda quente. Se quiser, pode servir frio este pudim de semolina com vinho acompanhado de creme chantilly. Experimente de ambas as formas para comparar e diga-nos o que achou. Bom apetite!

Descubra também nossa receita de pudim de vinho, ficará surpreendido!

Se você gostou da receita de Pudim de semolina com vinho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.