Receita de Pudim flan de graviola sem forno

Receita de Pudim flan de graviola sem forno

Sabia que foi através dos espanhóis que o flan chegou à América? Desde então essa sobremesa tem vindo a ser preparada com ingredientes diferentes da receita tradicional, que lhe conferem um toque exótico e versátil. Um desses ingredientes é a graviola, muito apreciada pelo seu sabor suave e propriedades benéficas para o organismo. Confira abaixo o passo a passo dessa deliciosa receita de pudim flan de graviola sem forno que preparei para o TudoReceitas.com e experimente em sua casa!

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Banho-maria
Ingredientes:
Como fazer Pudim flan de graviola sem forno:
1

Para preparar essa sobremesa de graviola comece por descascar a graviola, retirar as sementes e bater no liquidificador. Depois passe por uma peneira para filtrar a parte fibrosa da fruta, caso contrário afetará a textura do pudim. As 6 graviolas devem render 3 xícaras de polpa. Coloque junto com os restantes ingredientes, já pesados e medidos.

2

Bata os ovos numa tigela grande, adicione o leite condensado, o leite evaporado e a polpa de graviola e misture tudo muito bem.

Dica: O leite evaporado é um leite com consistência de leite condensado mas menos doce.

3

De seguida prepare a calda de caramelo: coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio-baixo. Acrescente 3 a 4 colheres de sopa de água, apenas para umedecer um pouco, e deixe derreter. Quando a calda começar borbulhando, agite um pouco a panela para evitar que o caramelo queime no fundo e, quando estiver espesso o suficiente, desligue o fogo.

4

Espalhe o caramelo na forma em que irá preparar o pudim, adicione a mistura do pudim e tampe com papel alumínio. Para cozinhar essa sobremesa em banho-maria sem forno adicione água a uma panela grande ou assadeira e coloque nela a forma com o pudim. A água deve cobrir 3/4 da forma. Leve ao fogo alto e deixe durante 1 hora.

Dica: No fim do tempo indicado pique o pudim com um palito para conferir se está cozinhado.

5

Depois de assado deixe o pudim esfriar até ficar em temperatura ambiente e reserve na geladeira por 4-8 horas, ou até ao dia seguinte. Para desenformar coloque a forma no fogo durante 1-2 minutos, até observar que o caramelo derreteu e o pudim desgrudou. Desenforme num prato fundo e o pudim flan de graviola sem forno está pronto a servir!

Gostou dessa receita? Confira também as receitas de pudim de abóbora com leite condensado, de pudim de nozes e também de pudim gelado de limão. Bom apetite!

Dica: Vai preparar essa receita? Não se esqueça de subir a foto do resultado final nos comentários, vamos adorar ver!

Se você gostou da receita de Pudim flan de graviola sem forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.