Receita de Pudim sem leite condensado

Receita de Pudim sem leite condensado

Todo o mundo tem sua preferência na hora de fazer pudim e a minha é fazer pudim sem leite condensado! Algumas pessoas podem achar isso meio impossível, mas o pudim tradicional português é feito sem leite condensado mesmo e a textura e sabor são bem gostosos!

Para fazer um pudim sem leite condensado precisamos de uma grande quantidade de ovos, pois eles é que vão deixar essa sobremesa consistente. Por vezes o ovo tem fama de deixar as sobremesas com cheiro e gosto ruim, mas isso não acontece nessa receita de pudim caseiro pois vai também suco de laranja, raspa de laranja e mel. Não tem como não ser gostoso e aromático!

E então, quer saber como fazer esse pudim sem leite condensado do jeito português? Confira abaixo o passo a passo em fotos!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
  • Para o caramelo:
Como fazer Pudim sem leite condensado:
1

Comece por lavar bem as laranjas, de preferência com uma escova própria para legumes. Depois seque-as e rale uma das laranjas de forma a obter uma raspa sem a parte branca (para não amargar).

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 180ºC.

2

Adicione o açúcar e a raspa da laranja numa tigela ou no liquidificador. Esprema o suco das duas laranjas e junte a esses ingredientes.

Dica: se o suco de laranja tiver muita polpa de laranja, passe-o por uma peneira antes de adicionar na tigela ou no liquidificador.

3

Adicione o mel e bata muito bem. Depois adicione os ovos um por um, batendo entre cada adição.

4

Por fim, e para obter um pudim mais consistente sem o risco de desmanchar na hora de desenformar, acrescente a maisena e mexa para dissolver bem.

Dica: peneire a maisena para evitar grumos na massa de pudim.

5

Agora outro truque: deixe a massa do pudim descansar por 10-15 minutos na geladeira, isso ajudará a conseguir uma melhor consistência do pudim sem leite condensado! Como alternativa, retire uma parte da espuma da massa com uma colher.

6

Coloque o açúcar e a água na forma de pudim e esquente diretamente no fogo até o açúcar derreter completamente e começar a caramelizar. Espalhe o caramelo por toda a forma e coloque a massa do pudim nele.

7

Leve para assar no forno a 180ºC por 40-45 minutos ou até o pudim ficar consistente - você poderá confirmar essa consistência picando um palito no pudim após assar por 30 minutos.

Dica: no caso, não precisa tampar o pudim nem assar em banho-maria.

8

Quando este pudim de laranja e mel estiver assado, retire-o do forno e espere esfriar um pouco. Depois desenforme cuidadosamente e reserve na geladeira por 1-2 horas para servir geladinho. Tenho a certeza que todo o mundo vai amar, por isso não hesite em fazer esta receita e dizer nos comentários o que achou. Bom apetite!

  • Quer mais passo a passo de pudim? Que tal testar essa Receita de Pudim de uva
  • Deixe o leite condensado também de lado nessa Receita de Canjica sem leite condensado

Se você gostou da receita de Pudim sem leite condensado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.