Receita de Purê de batata com aspargos

Receita de Purê de batata com aspargos

Eu adoro receitas que são práticas e que ficam incríveis de bonitas! Esse purê de batata rústica com aspargos que compartilho com vocês aqui no TudoReceitas é uma delas: não precisa usar espremedor de batatas, não precisa de leite e nem de manteiga e, ainda assim, fica super saboroso. Ótima opção para quem não pode com produtos lácteos ou que quer diminuir o consumo (receita sem lactose).

Esta receita de purê de batata com aspargos fica perfeito para comer junto com alguma proteína (animal ou não), dessa última vez que fiz servi junto com as vieiras ao molho de manteiga e limão que também postei aqui no TudoReceitas. Vem comigo e vamos descobrir como deixar a vida na cozinha mais simples!

2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Purê de batata com aspargos:
1

Primeiríssimo de tudo: limpe muito bem as batatas e coloque para cozinhar. Encha uma panela com água fria, coloque as batatas dentro e leve ao fogo. Cozinhe por mais ou menos 20 minutos, até você enfiar um garfo e ele não sentir resistência para furar a batata.

Dica: Não precisa descascar as batatas, cozinhe com casca para que elas não fiquem úmidas.

2

Enquanto as batatas cozinham, corte os aspargos. Primeiramente corte a parte mais fibrosa do bichinho, mais ou menos na metade dele, como na foto.

Dica: Não jogue fora as pontas fibrosas, pique bem pequeninas e use em molhos, refogados, pães...

3

Cozinhe as pontas de aspargo no vapor, mais ou menos 5 minutos - depende da grossura do seu aspargo. No final o aspargo deve ficar com cara de cozinhado, mas ainda durinho.

4

Assim que terminar de cozinhar os aspargos no vapor, mergulhe-os numa vasilha com água com gelo - isso vai fazer o cozimento parar (ele vai se manter crocante) e ainda vão ficar com um verde mais vibrante, mais apetitosos!

5

Pique os aspargos, deixando a parte da flor intacta, para enfeitar este seu purê de batata sem manteiga.

6

Drene as batatas e salve uma xícara da água do cozimento. Volte com as batatas para a mesma panela, deixe em fogo médio e vá mexendo as batatas, para elas secarem um pouco. Depois amasse com a ajuda de um amassador, como o da foto, ou então com um garfo.

Dica: É importante deixar pedaços grandes de batata e não retirar a casca, ela acrescenta sabor e textura para este purê de batata sem lactose!

7

Acrescente nas batatas o azeite, o queijo ralado, o sal, a pimenta e os talinhos de aspargos. Mexa bem e, se achar que está muito seco, vá adicionando a água do cozimento que você separou, até ficar na textura desejada.

8

Por último adicione as folhas do espinafre e mexa até elas murcharem - não precisa cozinhar o espinafre antes, as folhas vão cozinhar o suficiente com o calor das batatas e da panela.

9

E olha aí que purê mais delicioso que você vai preparar! Não deixe de fazer e voltar aqui no TudoReceitas para contar o que achou deste purê de batata com água, aspargos e espinafre. Bom apetite!

Procurando mais receitas de purê rústico? Veja estas sugestões:

  • Purê de batata rústico
  • Purê rústico de abóbora assada
  • Molho de cogumelos rústico

Se você gostou da receita de Purê de batata com aspargos, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata.