Receita de Purê de batata com couve flor

Receita de Purê de batata com couve flor

As batatas e a couve flor são dois legumes que, por serem ricos em hidratos, ajudam a ganhar energia e representam uma opção de acompanhamento saudável das suas refeições.

Recentemente preparei uma receita de receita de purê de batata simples e decidi adicionar-lhe couve flor, como forma de incluir este alimento no meu cardápio semanal. Percebi que este purê de batata com couve flor pode também ser um jeito simples e saboroso de fazer as crianças comerem mais legumes, sobretudo porque o purê apresenta um sabor bem suave e consistência cremosa. Não vai creme de leite no preparo dele, por isso este pode ser encarado como um purê de batata light.

Ficou querendo saber como fazer purê de batata com couve flor cremoso sem creme de leite? Confira o passo a passo em fotos aqui no TudoReceitas e prepare para servir como acompanhamento de pratos de carne ou de peixe.

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Purê de batata com couve flor:
1

Reúna os ingredientes necessários ao preparo desta receita de purê de batata diferente. A melhor batata para purê é a astérix, porém a bintje rosada, a baraka e a caesar também vão bem porque a polpa é firme e contém pouca água, deixando o purê mais cremoso.

2

Corte a couve flor em floretes e coloque cozinhando numa panela com água abundante e um pouco de sal. Além de ser rica em energia, a couve flor contém uma grande quantidade de vitaminas do grupo B e é rica em vitamina C.

3

Após 2 minutos de cozimento da couve flor adicione as batatas descascadas e cortadas em pedaços. Deixe cozinhar junto por 20 minutos ou até estes legumes ficarem bem macios, desmanchando.

4

Após o passo anterior, escorra a água do cozimento da couve flor e das batatas. Reserve 1 xícara dessa água para usar no preparo do purê no lugar do leite ou do creme de leite.

5

Coloque a manteiga e a gema de ovo na couve flor e nas batatas, assim como sal e pimenta do reino a gosto. Amasse bem ou bata com um utensílio próprio até obter uma esmagada de batata. Coloque a xícara de água reservada e misture muito bem, para conseguir um purê suave.

6

Na hora de servir seu purê de couve flor e batata polvilhe um pouco de erva doce ou noz moscada e está pronto! Sirva como acompanhamento de, por exemplo, salmão com shoyu e bom apetite!

Procurando mais receitas light com couve flor? Veja estas sugestões:

  • Couve flor refogada simples
  • Salada de couve flor refogada
  • Couve flor no vapor

Se você gostou da receita de Purê de batata com couve flor, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Purê.