Receita de Purê de batata doce roxa

Receita de Purê de batata doce roxa

Você sabia que existem diferentes variedades de batata doce? Cada uma tem suas próprias características de textura, nutrientes e cor. A batata doce roxa, por exemplo, é a mais indicada para o preparo de purê, porque ela é mais sequinha que as demais!

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você essa receita de purê de batata doce roxa que, além de ser super fácil de fazer, é uma opção mais saudável e nutritiva que o purê de batata comum - já para não falar da cor linda! A batata doce roxa pode não ser muito fácil de encontrar, no entanto, por vezes surge para venda em algumas feiras e no supermercado. Quando achar essa batata doce diferente não hesite em preparar este maravilhoso purê que fica aveludado e saboroso no ponto certo! Confira abaixo o passo a passo em fotos.

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Purê de batata doce roxa:
1

Descasque as batatas doces e corte em pedaços. Não precisa cortar os pedaços com o mesmo formato, mas eles deverão ter mais ou menos o mesmo tamanho para que cozinhem ao mesmo tempo.

2

Coloque a batata numa panela, cubra com água e adicione o sal. Leve para cozinhar no fogo médio por 20-30 minutos ou até ficar bem macia, desfazendo.

Dica: Para perceber a consistência da batata basta picá-la com um garfo ou uma faca.

3

Escorra as batatas e amasse ou processe enquanto estão quentes. Devolva as batatas para a panela, adicione os restantes ingredientes (a manteiga, o leite e a pimenta do reino ou noz moscada a gosto) e fique mexendo no fogo médio até obter um purê aveludado.

Dica: Se preferir pode substituir o leite pela água do cozimento das batatas, porém o purê não ficará tão saboroso nem macio.

4

Depois disso seu purê de batata doce de polpa roxa, perfeito para acompanhar suas refeições e variar no cardápio! Experimente e conte para nós o que você achou.

Se gostou desta sugestão, veja também estas receitas com batata doce roxa:

  • Pão de batata doce roxa
  • Nhoque de batata doce roxa

Dica: Se quiser, processe o purê de batata roxo com um mixer para que ele fique mais liso.

Se você gostou da receita de Purê de batata doce roxa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Batata doce.

Qual a diferença da batata doce roxa?

Como falámos no início da receita, existem diferentes variedades de batata doce: lira, branca, laranja e roxa.De modo geral, a batata-doce é um alimento rico em fibras e com um índice glicêmico baixo, pelo que o seu consumo é recomendado para quem pratica atividade física1.

A batata doce roxa se distingue das demais porque, visualmente, apresenta casca e polpa roxas, resultado de um elevado teor em antocianinas, um pigmento vegetal com propriedades antioxidantes. Seu sabor é semelhante às demais, no entanto ligeiramente ácido. Comparativamente às restantes variedades de batata doce, a roxa é muito rica em compostos fenólicos e antioxidantes.