Receita de Purê de batata no forno

Receita de Purê de batata no forno

Já ouviu falar no purê de batata com gema de ovo e no purê de batata com manteiga? Conhecido nos restaurantes como 'batata duchesse', esse é um purê de batata chique que você pode fazer facilmente em casa!

Esta receita de purê de batata no forno é muito especial porque o purê, além de ficar muito saboroso, fica incrivelmente leve, como um suflê! Para isso é necessário triturar bem as batatas, sobretudo após incorporar as gemas de ovo e a manteiga nelas. Todo o preparo é bem simples e o forno faz a magia de deixar esse purê leve e douradinho.

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de purê de batata simples e chique que deixa todo o mundo rendido e vai fazer você se sentir um verdadeiro Chef!

6 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Como fazer Purê de batata no forno:
1

Primeiramente descasque as batatas, corte em cubinhos e leve para cozinhar numa panela com água e o sal até ficarem bem macias (15 a 20 minutos após ferver). Depois escorra e reserve por 5 minutos, para as batatas esfriarem um pouco e ficar menos úmidas.

Dica: Após cozinhar as batatas ligue o forno nos 200ºC com calor em cima ou no modo grill.

2

Depois processe a batata no liquidificador, com o mixer ou em um robot de cozinha até virar um purê lisinho. Acrescente a manteiga, as gemas de ovo e pimenta do reino a gosto e volte a bater por mais 1-2 minutos, para misturar bem.

Dica: Prefira usar manteiga em vez de margarina, pois o sabor é melhor. Para evitar o cheiro e gosto de ovo passe as gemas por uma peneira, para filtrar a película.

3

Coloque o purê de batata com gema de ovo e manteiga numa assadeira untada com óleo ou azeite. Faça alguns riscos com um garfo, para que o purê fique douradinho após assar, e leve ao forno nos 200ºC com calor em cima ou no modo grill por 10-15 minutos.

Dica: Outra opção de apresentação é colocar o purê de batata no saco de confeiteiro e fazer montinhos num tabuleiro de forno.

4

Depois de dourar, retire do forno seu purê de batata duchesse e sirva em seguida como acompanhamento do seu prato. Ele combina especialmente bem com peixe e carne assada no forno, por isso experimente e conte para nós o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com batata diferentes? Veja estas opções:

  • Batata gratinada com queijo
  • Chips de batata doce no forno
  • Batata corada assada no forno

Se você gostou da receita de Purê de batata no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Purê.