Receita de Queijo colonial caseiro

Receita de Queijo colonial caseiro

Já ouviu falar em queijo colonial? Ele está para os gaúchos assim como o queijo Minas está para os mineiros: não falta na mesa e é consumido puro, em lanches ou em preparos culinários. Aqui no TudoReceitas compartilhamos a receita de queijo colonial, também chamado de queijo de colônia.

O queijo colonial é muito típico da região serrana do Rio Grande do Sul. Chegou no Brasil por volta de 1875, trazido pelos imigrantes italianos, que fugiam da guerra. Tem uma textura untuosa e amanteigada, por conta de ser fabricado com leite com alto teor de gordura, e sabor suave, mas não o suficiente para passar despercebido.

Quer saber como fazer queijo colonial caseiro? Abaixo compartilhamos o passo a passo em fotos, acompanhe e veja que é bem fácil!

6 convidados 24h Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Queijo colonial caseiro:
1

Coloque todo o leite numa panela grande e leve ao fogo. Deixe até atingir a temperatura de 35°C, o que deve levar cerca de 10 minutos. Quando isso acontecer, retire a panela do fogo.

2

Em meio copo de água morna dissolva 5 ml de coalho líquido e 1 colher de chá de sal. Adicione no leite, misture e reserve por 40 minutos - durante esse tempo o leite vai ficar espesso.

3

Após o tempo de repouso, corte essa massa de leite em cubos, como na foto, fazendo cortes no sentido horizontal e vertical. Leve a panela de volta ao fogo, desta vez até atingir 43° C. Retire do fogo e continue mexendo por mais 15 minutos, para que esfrie.

4

Coe essa massa de leite com a ajuda de uma peneira grande e resistente, deixando na massa apenas algum (pouco) líquido (chamado soro de leite). Acrescente o sal restante e misture com as mãos. Enrole a massa em um pano e coloque-a, ainda enrolada no pano, em uma forma com furos para queijo ou peneira grande, para escorrer o restante do líquido.

5

Amasse bem o pano e coloque uma prensa ou um peso de cerca de 5 kg sobre a massa, apertando bem, para escorrer o máximo de líquido. Reserve desse jeito por 2 horas em temperatura ambiente ou na geladeira, virando a massa a cada 30 minutos.

6

Por fim, transfira o queijo para outro pano e embrulhe bem. Reserve na geladeira por 1 semana antes de cortar ou servir, para completar o processo de maturação e obter um queijo colonial curado caseiro com casca durinha, como na foto.

7

Depois desse semana está pronto seu maravilhoso queijo colonial caseiro! Não hesite em preparar em casa e desfrutar deste queijo caseiro feito por você mesmo. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas de queijo caseiro? Veja como fazer:

  • Queijo de minas frescal caseiro
  • Queijo de kefir caseiro e fácil
  • Queijo fresco caseiro

Se você gostou da receita de Queijo colonial caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Queijos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.