Receita de Queijo de minas frescal caseiro

Receita de Queijo de minas frescal caseiro
Imagem: atablebrasil.wordpress.com

O popular queijo de minas é desde 2008 considerado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele é resultado de uma antiga técnica portuguesa de coalhar leite fresco. Você pode preparar seu próprio queijo de minas frescal caseiro de forma fácil de acordo com este artigo TudoReceitas, veja abaixo o passo a passo!

6 convidados 24h Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Minas Gerais
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Prepare seu queijo de minas caseiro dissolvendo 1 colher de sopa de sal e o coalho na água morna, em um recipiente de inox ou vidro que acomode um pouco mais que 2 litros.

Imagem: nutricaogeovanaebaid.blogspot.pt
2

Numa panela aqueça ligeiramente o leite, até que este atinja a temperatura de 33 a 35°C, e adicione-o à água. Misture e reserve para que se forme uma coalhada lisa, firme e compacta (semelhante a gelatina), o que demorará cerca de 1 hora.

Dica: Se não tiver um termômetro, mergulhe o dedo no leite: a temperatura não deve ser nem muito quente nem fria.

Imagem: economia.uol.com.br
3

O terceiro passo do queijo de minas caseiro consistente em, com uma faca, fazer cortes lentos, verticais e horizontais, como na imagem, até ao fundo do recipiente. Agite ligeiramente o recipiente, para que a massa de coalhada desgrude, e deixe descansar por mais 30 minutos.

Imagem: coisasdealimentos.blogspot.pt
4

Retire agora o leite coalhado com uma espumadeira e coloque-o na forma para queijo, pressionando firmemente de cada vez que adiciona uma nova camada de coalho. Retenha o soro para um outro recipiente.

Dica: O soro pode ser usado no lugar do coalho líquido, da próxima vez que fizer queijo minas em casa.

Imagem: coisasdealimentos.blogspot.pt
5

Polvilhe 1 colher de sopa de sal sobre o coalho nas formas, e deixe escorrer durante 4 horas, coberto com um pano. Passado esse tempo vire o coalho, que deverá estar mais consistente, e polvilhe também essa face com 1 colher de sopa de sal. Deixe escorrer por mais 4 horas.

Imagem: paraquemvier.blogspot.pt
6

Passado esse tempo, finalmente desenforme seu queijo de minas frescal caseiro e ele estará pronto para ser consumido. Experimente e diga-nos o que achou desta receita!

Se você gostou da receita de Queijo de minas frescal caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Queijos. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Dicas:
  • Para medir a temperatura do leite use um termômetro, de preferência um termômetro para laticínios/refrigeração.
  • Use o soro deste queijo para fazer mais queijo igual ou, por exemplo, queijo ricota.
  • No preparo deste queijo prefira usar um leite de qualidade e sabor gostoso.